Decisão

TSE nega pedido para tornar Moraes suspeito para julgar Bolsonaro

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou, por unanimidade, um pedido feito pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para que o ministro Alexandre de Moraes fosse afastado de um processo envolvendo o ex-mandatário. 

O recurso foi julgado em plenário virtual, em sessão extraordinária encerrada às 23h59 de ontem (10). 

O pedido era baseado em um gesto feito por Moraes durante o julgamento de um processo envolvendo lives de Bolsonaro, em 27 de setembro do ano passado, n campanha presidencial em que ele tentava a reeleição. 

Na ocasião, Moraes fez um gesto de degola com o dedo, o que foi interpretado pela defesa como uma manifestação de “animosidade” com Bolsonaro e de “interesse pessoal” no processo, motivo pelo qual pediram a suspeição do ministro, que é presidente do TSE. 

À época, diversos veículos de imprensa noticiaram que o gesto não tinha relação com o julgamento, mas fora direcionado a um assessor que havia demorado em cumprir uma tarefa pedida por Moraes. 

O ministro Ricardo Lewandowski já havia negado o pedido de suspeição anteriormente, afirmando que “o objetivo da presente ação é apenas o de criar um fato político com o reprovável propósito de tumultuar o processo eleitoral”. 

Em seguida, o caso foi parar no gabinete do ministro Nunes Marques, que usou das mesmas palavras para votar pela rejeição do pedido. Ele foi seguido pelos demais ministros que participaram do julgamento. Por ser alvo do pedido, Moraes ficou impedido de votar.

Confira mais Notícias

Sérgio Vidigal declara apoio a Ricardo Ferraço para sucessão ao Governo do Estado; veja o vídeo

Brasil

Derrubada de MP é derrota imposta ao povo brasileiro, diz Lula

Pesquisa Eleitoral

Casagrande não corre, voa; Ricardo e Pazolini consolidados; Vidigal e Borgo coadjuvam

Ex-governadores Cabral e Pezão são condenados em mais de R$ 4 bilhões

Diálogo

Lula fala com Trump e pede fim de tarifaço sobre produtos brasileiros

Mais Dinheiro

Câmara aprova isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil

Ferraço recepciona Euclério em Cachoeiro e sela apoio à sua pré-candidatura ao Senado

Ex-deputado

Moraes autoriza progressão de Daniel Silveira para regime aberto

plugins premium WordPress