Parceria Público-Privada

Prefeitura de Cachoeiro prepara projeto de PPP para instalação de usina de energia solar

Nesta semana, a Prefeitura de Cachoeiro iniciou estudos de viabilidade de Parceria Público-Privada (PPP) para construção e operação de uma usina de energia solar.

O objetivo é garantir a autossuficiência energética das repartições públicas municipais e, em caso de produção excedente, ainda contribuir para abastecer o parque de iluminação pública do município.

Para viabilizar os estudos e modelagem do projeto, a gestão municipal celebrou um acordo de cooperação técnica com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) e o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

Nessa fase, serão analisados aspectos técnicos, jurídicos e econômicos da instalação da Usina Fotovoltaica (UFV), em local a ser apontado pelos levantamentos.  

De acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa), que coordena a iniciativa, a expectativa é de que, em até dois anos, seja possível concluir os estudos e a licitação da PPP, para que a empresa vencedora inicie a instalação da usina.

Com o uso de energia solar em 100% de suas edificações, a Prefeitura busca economizar recursos públicos e contribuir com o desenvolvimento sustentável do município.

“É uma iniciativa que está de acordo com a tendência mundial de uso de fontes alternativas de energia para redução dos impactos ambientais. Além disso, é um investimento que se paga em curto prazo, pela economia que gera”, destaca o secretário Márcio Guedes.

“Esse projeto está alinhado com a cidade inteligente e sustentável que tanto estamos trabalhando para ser. Queremos explorar um potencial do nosso município, que é a luz solar abundante, para gerar uma energia limpa e renovável, que ainda garantirá economia para os cofres públicos”, avalia o prefeito Victor Coelho.

Como funciona uma usina fotovoltaica?

As usinas fotovoltaicas transformam a radiação emitida pelo sol em energia elétrica. Elas contam com um grande número de placas solares, compostas por células fotovoltaicas. Essas células são formadas por materiais semicondutores, como o silício, capazes de transformar a energia solar em corrente elétrica.

Confira mais Notícias

Homem é preso suspeito de iniciar incêndio em Marechal Floriano

Lagoa do Meio

Governador visita obras e anuncia novos investimentos em Marataízes

Litoral

Marataízes é campeã do Desafio Cadastur e recebe premiação para fortalecer o turismo local

Regência

Praia do Espírito Santo entre as quatro eleitas que vão se tornar santuário do surfe nacional

Barragem dos Imigrantes

Maior obra de saneamento do ES vai garantir água para Vila Velha, Cariacica, Vitória e Viana

Símbolo

Palácio Bernardino Monteiro restaurado e entregue ao povo de Cachoeiro de Itapemirim

Projetos do ES Inteligente podem beneficiar cerca de 1,8 milhão de capixabas

Previsão

Terça-feira (30) com alerta para queda de temperaturas e possibilidade de chuva no Espírito Santo