Parceria Público-Privada

Prefeitura de Cachoeiro prepara projeto de PPP para instalação de usina de energia solar

Nesta semana, a Prefeitura de Cachoeiro iniciou estudos de viabilidade de Parceria Público-Privada (PPP) para construção e operação de uma usina de energia solar.

O objetivo é garantir a autossuficiência energética das repartições públicas municipais e, em caso de produção excedente, ainda contribuir para abastecer o parque de iluminação pública do município.

Para viabilizar os estudos e modelagem do projeto, a gestão municipal celebrou um acordo de cooperação técnica com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) e o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

Nessa fase, serão analisados aspectos técnicos, jurídicos e econômicos da instalação da Usina Fotovoltaica (UFV), em local a ser apontado pelos levantamentos.  

De acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa), que coordena a iniciativa, a expectativa é de que, em até dois anos, seja possível concluir os estudos e a licitação da PPP, para que a empresa vencedora inicie a instalação da usina.

Com o uso de energia solar em 100% de suas edificações, a Prefeitura busca economizar recursos públicos e contribuir com o desenvolvimento sustentável do município.

“É uma iniciativa que está de acordo com a tendência mundial de uso de fontes alternativas de energia para redução dos impactos ambientais. Além disso, é um investimento que se paga em curto prazo, pela economia que gera”, destaca o secretário Márcio Guedes.

“Esse projeto está alinhado com a cidade inteligente e sustentável que tanto estamos trabalhando para ser. Queremos explorar um potencial do nosso município, que é a luz solar abundante, para gerar uma energia limpa e renovável, que ainda garantirá economia para os cofres públicos”, avalia o prefeito Victor Coelho.

Como funciona uma usina fotovoltaica?

As usinas fotovoltaicas transformam a radiação emitida pelo sol em energia elétrica. Elas contam com um grande número de placas solares, compostas por células fotovoltaicas. Essas células são formadas por materiais semicondutores, como o silício, capazes de transformar a energia solar em corrente elétrica.

Confira mais Notícias

Confira

Concurso Cachoeiro: Edital nas áreas de saúde e educação divulga resultado das provas

Em Cachoeiro

Macrodrenagem: trecho da Linha Vermelha com interdição a partir de segunda (20)

Atenção!!

Idaf registra ocorrência de Encefalite Equina do Oeste (EEO), no município de Castelo

Localidade de Coutinho

Fiscalização coíbe transporte de mercadorias sem documentação em Cachoeiro

Cultura

Gravado em Burarama, filme “Marraia” tem pré-estreia nesta quarta (15) em Cachoeiro

Em Cachoeiro

Recapeamento: avenida Lacerda de Aguiar em meia-pista a partir desta segunda-feira (13)

Enchente

Estragos das chuvas já atingiram 85% dos municípios gaúchos

Agenda capixaba

Governo do Estado promove lançamento da Feira dos Municípios 2024