Arte

Painel artístico de 20 metros de altura chama atenção no centro de Cachoeiro de Itapemirim

Quem passa pela Praça Jerônimo Monteiro, em Cachoeiro de Itapemirim, se depara com uma obra de arte que vem chamando a atenção. Trata-se de uma pintura do artista gráfico Raí Bolzan, que retrata pontos turísticos da cidade como a Casa dos Braga, a Casa de Cultura Roberto Carlos, a Ponte de Ferro e o Teatro Rubem Braga.

A pintura foi feita em uma parede lateral da Câmara de Vereadores, a pedido do presidente Brás Zagotto (Podemos). Uma grande alavanca para fomentar o cenário artístico e turístico de Cachoeiro.

O mural artístico tem 20 metros de altura por 8 de comprimento, e, para concluir o trabalho, o artista usou 180 latas de spray e 20 litros de verniz. A arte, que teve como técnica o grafite, durou seis dias para ficar pronta.

O painel da Câmara é uma das maiores obras artísticas do Sul do Estado e tem ampla possibilidade de visualização, a partir de pontos de vista de curta, média e longa distâncias.

Brás acredita que intervenções artísticas, a céu aberto, são maneiras de democratizar a arte, bem como de valorizar o trabalho dos artistas locais. “A arte encanta quem passa aqui pelo Centro de Cachoeiro. As pinturas escolhidas representam toda nossa diversidade e potencial turístico. Além de trazer vida, cor e alegria, valoriza o trabalho do artista local e aproveita um espaço ocioso. Com essa intervenção o prédio da Câmara que já está todo repaginado e mais bonito, acabará se tornando mais um ponto turístico da nossa cidade”.

Curiosidade e admiração

Quem vê o mural, de longe ou de perto, já sente admiração pelos traços. O ex-vereador e historiador, Higner Mansur, é uma das pessoas que acompanhou de perto a execução do trabalho. “Com certeza esse local será mais um ponto turístico e trará muitos visitantes, tanto cachoeirenses quanto turistas. Muito sucesso e parabéns para os idealizados, está lindo”, disse Higner em suas redes sociais.

Muro

O muro que fica em frente e na lateral da sede do Legislativo também receberam intervenções artísticas. A nova pintura do muro, também assinada por Raí Bolzan, tem como base o brasão do município. “Utilizando o grafite, fizemos uma releitura do brasão, destacando o pé de café, que tem enorme importância para a economia do município”, destacou o artista.

“Raí um artista completo, com muita criatividade e dedicação pela que faz. Seus trabalhos nos enchem de orgulho e estamos muito felizes com esse resultado incrível aqui no prédio do Câmara. Convidamos todos os cachoeirenses e suas famílias a apreciarem essas obras de arte. É uma atração gratuita”, ressaltou Zagotto.

Sobre o artista

Raí Bolzan é natural de Cachoeiro de Itapemirim e começou a produzir arte nas ruas quando ainda jovem. Hoje transita em diversos estilos com produções detalhadas e realistas em telas e murais, mantendo ainda a essência pintando nas paredes das cidades.

Sua ilustração principal batizada de “Vegetação Tibetana”, nasceu durante a pintura externa de um templo budista em Vitória (ES), concebida com o objetivo de elevar o observador para um local distante de onde está.

Confira mais Notícias

Procon

Feira de Negócios de Cachoeiro terá mutirão de negociação de dívidas

Itapemirim

Conselho da Área de Proteção Ambiental Lagoa de Guanandy inicia atividades com novos membros

Anchieta e Presidente Kennedy

Vale entrega projeto básico da Ferrovia Kennedy ao Governo do Espírito Santo; veja o vídeo

Notícia Serrana

Vargem Alta ganha nova sede da Prefeitura e novos equipamentos esportivos

Cultura

Rubem Braga é eleito autor mais representativo do estado

Agenda

Com parque de diversões e shows nacionais, Festa de Cachoeiro será atração do fim de semana

Reconhecimento

Gedson Alves assume Secretaria de Saúde de Cachoeiro

Oportunidades

Programa de Estágio da BRK realiza inscrições até domingo