Desenvolvimento ES

Espírito Santo vai receber 15 mil carros elétricos e híbridos até dezembro

O Estado do Espírito Santo é porta de entrada para o desembarque de carros elétricos e híbridos no País. Um dos navios mais modernos do mundo e de menor capacidade de emissão de carbono, o MV Green Kemi, vindo do porto de Taicang, leste da China, atracou na terça-feira (29), no Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), trazendo 2.800 automóveis híbridos e elétricos das montadoras chinesas GWM (Great Wall Motors) e BYD (Build Your Dreams).

A vocação do Estado para o comércio exterior, suas vantagens competitivas e o ambiente econômico têm atraído para o Espírito Santo grupos empresarias de vários segmentos e, entre eles, o automotivo. No mês de julho, o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, se reuniu com o CEO da BYD, Tyler Li. A empresa é a maior do mundo na produção de veículos elétricos e híbridos. Na ocasião, a empresa reafirmou o interesse pelo complexo portuário capixaba, não apenas para a logística de abastecimento do mercado nacional, mas para futuramente iniciar a operação de exportação.

Recentemente, o governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, receberam no Palácio Anchieta o CEO Américas da GWM, James Yang, e o diretor de Assuntos Institucionais da empresa, Ricardo Bastos. A empresa chinesa sinalizou interesse pelos benefícios tributários regionais e pela possibilidade de utilização do Porto de Vitória para futura exportação dos automóveis da GWM. Atualmente, 100% dos veículos comercializados pela montadora chinesa no País são importados pelo Espírito Santo.

Com relação à operação de desembarque China x Vila Velha, a previsão é de que, até o mês de dezembro, o Estado receba 15 mil carros, de acordo com a empresa de transporte marítimo Cosco Shipping. No início desta semana, Ricardo Ferraço e o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, acompanharam a inauguração da atividade.

“Estamos inaugurando uma conexão direta entre a China e o Porto de Vila Velha. Esta é uma operação inovadora. O navio é moderno, o transporte é todo feito em hacks, que foram desenvolvidos especificamente para essa rota e que está trazendo desenvolvimento e prosperidade para o Espírito Santo e para Vila Velha. O navio retorna levando celulose e blocos de mármore e granito que são produzidos aqui. A atividade portuária no comércio exterior são alavancas fundamentais e estratégicas para o desenvolvimento do nosso Espírito Santo. Por isso, saudamos mais este passo dado, essa inovação que vai acelerar ainda mais o comércio exterior do nosso Estado”, pontuou Ricardo Ferraço.

Ferraço complementou dizendo que o Estado conta agora com uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), uma área de livre comércio com o exterior, em que a gestão é da iniciativa privada e oferece benefícios fiscais específicos do regime. “Esse é mais um atrativo que deve aquecer a economia capixaba, atraindo cada vez mais grandes grupos empresariais e gerando demanda por mão de obra regional”, salientou Ferraço.

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, disse que o momento foi histórico para a cidade. “O Governo do Estado tem trabalhado com o município para trazer desenvolvimento econômico e é desse jeito que a gente quer aumentar o número de empregos e aumentar a arrecadação para ampliar os investimentos que melhore a vida das pessoas”, disse o prefeito.  

Os veículos elétricos e híbridos que chegaram no Estado vão abastecer os mercados capixaba e de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Brasília.

Confira mais Notícias

Dívidas

ES teve mais de 92 mil contratos negociados na Faixa 1 do Desenrola por meio do site do programa

3 de junho

INSS paga segunda parcela do 13º a quem recebe acima do mínimo

Negócios

ESPÍRITO SANTO EXPORTOU 636 MIL SACAS DE CAFÉ EM ABRIL

Brasil

Nova presidente da Petrobras defende políticas de preços em vigor

Seu Dinheiro

INSS começa a pagar nesta sexta décimo terceiro antecipado

Números do ES

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º quadrimestre de 2024

Investimentos

Siderúrgicas anunciam R$ 100,2 bi em investimentos no Brasil até 2028

Agro

Espírito Santo é o maior produtor e exportador de mamão do Brasil