Números Capixabas

Espírito Santo mantém redução de homicídios em novembro e segue com menor marca desde 1996

O Espírito Santo segue mantendo a curva descendente de redução de homicídios mês após mês. Neste ano, no acumulado até novembro, a queda é de 11,1%. De janeiro a novembro de 2024, foram registrados 790 homicídios dolosos no Estado contra 889 no mesmo período de 2023.

O recorte do mês de novembro também é positivo para o Estado, sendo registrados 74 homicídios, o menor registro para o mês dos últimos 28 anos. Até novembro de 2023 haviam sido registrados 889 homicídios, até então, o melhor mês de novembro de toda a série histórica.

O destaque positivo é para a região Norte do Estado, que acumula queda de 26,1% em 2024. Nesta região, foram 156 registros contra 211 no mesmo período do ano passado. A região Metropolitana acumula redução de 10,2% e a região Noroeste apresenta retração de 5,6%. A região Sul mantém o mesmo número de registros do ano passado e a região Serrana é a única o que registrou aumento, de 12%.

No recorte por cidades, 51 municípios capixabas estão há mais de 30 dias sem ocorrência de homicídio e, desses, oito estão há mais de um ano sem registrar este crime.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, explicou que este resultado é fruto de investimentos, trabalho contínuo e inteligente contra o crime organizado.

“O Espírito Santo vive um momento de franco avanço na área da Segurança Pública, com investimentos robustos em inteligência, tecnologia e capital humano. Estamos trabalhando com afinco para manter a curva de redução de homicídios e levar cada vez mais paz para a sociedade capixaba”, frisou.

Homicídios de Mulheres

O Espírito Santo registrou aumento no número de homicídios de mulheres. Foram seis casos em novembro e 88 ao todo no ano, o que representa elevação de 12,8% em relação a 2023.

No recorte de feminicídios, o Estado registrou quatro casos em novembro e acumula 36 registros no ano, o que representa 16,1% a mais que em 2023.

“Infelizmente, estes números são resultado de uma cultura machista que ainda existe em nossa sociedade. Enquanto existir um homem que acredita ter o domínio sobre sua companheira, continuaremos convivendo com a triste realidade do feminicídio. Prosseguimos trabalhando com os programas e projetos da Segurança Pública, como a Patrulha Maria da Penha, o Projeto Homem que é Homem e as Salas Marias, para combater este mal que aflige a sociedade capixaba”, afirmou Damasceno.

Confira mais Notícias

Dá-lhe porco!

Palmeiras supera pressão e derrota River no Monumental de Núñez

Finanças Públicas

Espírito Santo é reconhecido novamente por Nota A+ do Tesouro Nacional

Valorização

Dia Nacional do Caminhoneiro lembra importância da categoria

Investimento

Após reunião com Lula, 99 anuncia R$ 2 bilhões para delivery

Brasil

Polícia Federal fecha mais de mil empresas clandestinas de segurança privada

Brasil

Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França

Líder

Flamengo derrota Juventude para abrir vantagem na ponta do Brasileiro; confira a rodada

Brasileirão

Palmeiras joga no ritmo de Vitor Roque e goleia o Inter; confira os resultados da rodada

plugins premium WordPress