Análise política

Dorlei Fontão trabalha e confia na decisão da Justiça; Paulinho Mineti observa

Ao voltar forte nas redes sociais, mostrando as sucessivas agendas junto ao povo kennedense, o prefeito Dorlei Fontão (PSB) passa a expor explicitamente uma intenção que até então só se revelara aos mais próximos: uma nova candidatura.

Este mês de fevereiro de 2024 mostrou um novo Dorlei. Mais ousado e mais confiante que o seu recurso na Justiça será favorável e terá caminho livre para ser candidato, o prefeito já cumpre agenda de pré-candidato. E se disputar, será imbatível nas urnas de Presidente Kennedy.  

 Ao assumir em maio de 2019, cumprindo dever constitucional após afastamento da titular, Amanda Quinta, pela Justiça, o então vice-prefeito Dorlei permaneceu no cargo até as eleições de 2020 quando foi novamente conduzido à prefeitura. Aparentemente tratou-se de uma reeleição. Só que, talvez, não.

O prefeito agarra-se em duas decisões da Justiça para provar que se disputar as eleições deste ano na verdade estará disputando pela segunda vez, e não pela terceira. Os casos que abrem essa brecha vêm do município de Cachoeira dos índios (PB) e do Estado de São Paulo, envolvendo o prefeito Allan Seixas de Souza e o vice-governador à época, Geraldo Alckmin.

Para evitar as delongas, indico a internet aos mais interessados. Os casos em voga podem ser conferidos em uma pesquisa no Google, no site Consultor Jurídico, especializado no mundo jurídico. No caso do prefeito a decisão passou pelo então ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Alexandre de Moraes.  

Quem acompanha a situação de Dorlei de perto é o prefeito de Venda Nova do Imigrante Paulinho Mineti (PP). Seu caso não difere muito do ocorrido em Kennedy, já que também assumiu o poder por circunstâncias do destino em junho de 2019. Mas não pelo afastamento do titular, e sim devido a um caso de morte. No cargo, Mineti foi eleito em 2020 e também não considera aquele mandato como uma reeleição.

Paulinho não entrou na Justiça, mas observa o processo e caso haja jusrisprudência certamente reivindicará o direito de disputar as eleições municipais deste ano. E um vez na disputa, dizem ser imbatível assim como o seu colega de Presidente Kennedy.  

A informação que se tem é que ao menos uns 10 prefeitos Brasil afora estão juntos ao Dorlei Fontão neste processo. Uma espécie de causa coletiva com boas chances de serem bem sucedidos.

Informações de bastidores dão conta que o processo que irá definir o futuro de Dorlei Fontão começa a andar mais rapidamente agora, após o carnaval. Não é a toa que ele também acelera sua agenda na rua, com o povo. Trabalhando e confiando, como ensina a bandeira capixaba.

*********************************************

“Trabalha como se tudo dependesse de ti, e confia como se tudo dependesse de Deus” – Santo Inácio de Loyola

Confira mais Notícias

Espírito Santo

Ricardo Ferraço assume Governo e cumpre agenda em Mimoso do Sul e Cachoeiro na próxima semana

Tribunal Militar

Presidente do STM diz que Bolsonaro pode ser julgado por crime militar

Brasil

STF torna réus deputados do PL por suspeita de propina em emendas

Jornalismo

Wanderson Amorim é o novo secretário de Comunicação de Cachoeiro

Brasil

Por unanimidade, STF homologa liberação das emendas parlamentares

Análise Política

Ricardo Ferraço e o sonho que não envelhece

Brasil

Cid confirma que Bolsonaro recebeu US$ 86 mil por venda de joias

Defesa

Advogados de defesa se manifestam sobre denúncias da PGR

plugins premium WordPress