Movimentos políticos

De olho na vaga, deputados repercutem eleição para o Tribunal de Contas do Espírito Santo

Em sessão extraordinária híbrida nesta quarta-feira (28), deputados se manifestaram sobre a eleição para a vaga de conselheiro aberta no Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES). Hudson Leal (Republicanos) pediu reflexão por parte dos colegas, uma vez que o cargo será preenchido por meio de indicação feita pelo Legislativo. “Temos bons nomes aqui”, afirmou.

Hudson disse que a Assembleia Legislativa (Ales) tinha três representantes (dos quatro que devem ser escolhidos pela Casa) e, com a aposentadoria do conselheiro Sergio Borges (ex-parlamentar), esse número cairá para dois (os ex-deputados Rodrigo Chamoun e Rodrigo Coelho). 

Na análise dele, o número de conselheiros escolhidos pelas assembleias legislativas nos estados mais desenvolvidos é maior quando comparado aos menos desenvolvidos, que acabam privilegiando familiares e pessoas próximas. Em Santa Catarina, frisou que são cinco parlamentares no TC.

“Se o constituinte fez isso, porque tem que entender, ele quis colocar ali quem foi testado na urna”, justificou ao lembrar que o dispositivo legal preserva o respeito entre os poderes nesse caso. Hudson pontuou que o presidente Marcelo Santos (Podemos) foi preterido duas vezes para a vaga, assim como o colega de plenário Dary Pagung (PSB), uma vez. 

“A gente tem que refletir. Vai ter uma eleição importante. Não é de confronto a nenhum poder, é de nós ocuparmos o espaço que é dessa Casa de Lei”, defendeu. Ao longo do discurso, Hudson reforçou que o voto secreto para a eleição foi instituído para evitar interferências.

Outros deputados se manifestaram sobre o tema. O colega de partido, Sergio Meneguelli, considerou estranha a demora para a eleição e fez um apelo para que o pleito seja realizado assim que possível. Janete de Sá (PSB) considerou ser importante escolher uma pessoa capacitada para o cargo a fim de manter o TCE no “caminho certo”.

inciso XIX do artigo 56 da Constituição do Estado descreve que é competência exclusiva da Ales escolher quatro dos membros da Corte de Contas.

Confira mais Notícias

Eleições 2024

Pré-candidatura a vereador de Mário Moreira ganha força em Marataízes

Em Cariacica

Euclério Sampaio realiza convenção no domingo reunindo mega coligação de 15 partidos

Eleições 2024

Diego Libardi anuncia Rafaela Donadeli como vice

Serviço de Inteligência

Polícia Federal tem áudio de conversa entre Bolsonaro e Ramagem no caso Abin

Parlamentares

Câmara aprova PEC que perdoa multas e cotas raciais de partidos

Aliados de Bolsonaro montaram operação para resgatar joias desviadas

Ex-presidente

Defesa diz que Bolsonaro não tinha ingerência sobre joias recebidas

Polícia Federal

PF liga Bolsonaro a esquema para desviar mais de R$ 6,8 milhões