Fabrício Petri

Contas do prefeito de Anchieta referentes ao exercício de 2020 são aprovadas

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) acataram o recurso apresentado pelo prefeito de Anchieta, Fabrício Petri, e passaram a recomendar a aprovação com ressalvas das contas referentes ao exercício de 2020. Antes, em novembro do ano passado, a Primeira Câmara havia emitido um parecer prévio recomendando a rejeição das contas.  

Na ocasião, considerou-se que a conduta do responsável fugiu “do referencial do administrador médio, tratando de erro grosseiro, pois ofende a tríade do gasto público (empenho, liquidação e pagamento), a qual deve ser obrigatoriamente seguida pelos gestores públicos, na gerência dos recursos públicos, em cumprimento aos dispositivos legais”.  

A defesa do prefeito alegou, por sua vez, que o ocorrido não passou de um erro contábil. “Fica evidente que, em se tratando de equívoco contábil, que não ocasiona prejuízo para o erário, o TCE vem relevando a irregularidade, mantendo-a como irregularidade formal, sem o condão de macular as contas do Gestor Público”, apresentou no processo. 

O argumento foi acatado, representando a mudança do entendimento. “No caso dos autos em análise, embora as despesas tenham sido realizadas de maneira inadequada, essa execução não afetou o equilíbrio das contas públicas ao longo do tempo. Destaca-se ainda que houve o reconhecimento da irregularidade por parte do gestor, bem como, foram feitos os devidos ajustes para sanear o apontamento. Portanto, esse erro se manifestou, no caso específico, apenas como uma questão de formalidade”, apresentou o conselheiro Rodrigo Coelho em voto vista anuído pelo conselheiro Domingos Taufner, relator do processo. 

Processo TC 1981/2023 

Confira mais Notícias

Oportunidades

Governo do Estado realiza segunda ação do Sine em Cachoeiro de Itapemirim

Parceria

Governo do Estado entrega 300 pistolas para Guarda Municipal de Vila Velha

Curiosidade

Dia do Boi: quais municípios capixabas têm mais boi do que gente?

Barreira CaxuVasco

Edmundo e Sambarreira estarão em Cachoeiro no dia 5 de julho

Destinação de resíduos sólidos

Após denúncia, TCE-ES concede medida cautelar contra licitação da prefeitura de Anchieta

Evite juros

Cota única do IPTU de Cachoeiro vence nesta terça-feira (15)

Litoral Sul

Ministro da Pesca visita Itapemirim, capital do atum e do dourado

Guerra Política

Prefeitura de Marataízes divulga certidão com detalhes sobre dívidas deixadas pela gestão anterior

plugins premium WordPress