Fabrício Petri

Contas do prefeito de Anchieta referentes ao exercício de 2020 são aprovadas

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) acataram o recurso apresentado pelo prefeito de Anchieta, Fabrício Petri, e passaram a recomendar a aprovação com ressalvas das contas referentes ao exercício de 2020. Antes, em novembro do ano passado, a Primeira Câmara havia emitido um parecer prévio recomendando a rejeição das contas.  

Na ocasião, considerou-se que a conduta do responsável fugiu “do referencial do administrador médio, tratando de erro grosseiro, pois ofende a tríade do gasto público (empenho, liquidação e pagamento), a qual deve ser obrigatoriamente seguida pelos gestores públicos, na gerência dos recursos públicos, em cumprimento aos dispositivos legais”.  

A defesa do prefeito alegou, por sua vez, que o ocorrido não passou de um erro contábil. “Fica evidente que, em se tratando de equívoco contábil, que não ocasiona prejuízo para o erário, o TCE vem relevando a irregularidade, mantendo-a como irregularidade formal, sem o condão de macular as contas do Gestor Público”, apresentou no processo. 

O argumento foi acatado, representando a mudança do entendimento. “No caso dos autos em análise, embora as despesas tenham sido realizadas de maneira inadequada, essa execução não afetou o equilíbrio das contas públicas ao longo do tempo. Destaca-se ainda que houve o reconhecimento da irregularidade por parte do gestor, bem como, foram feitos os devidos ajustes para sanear o apontamento. Portanto, esse erro se manifestou, no caso específico, apenas como uma questão de formalidade”, apresentou o conselheiro Rodrigo Coelho em voto vista anuído pelo conselheiro Domingos Taufner, relator do processo. 

Processo TC 1981/2023 

Confira mais Notícias

Homem é preso suspeito de iniciar incêndio em Marechal Floriano

Lagoa do Meio

Governador visita obras e anuncia novos investimentos em Marataízes

Litoral

Marataízes é campeã do Desafio Cadastur e recebe premiação para fortalecer o turismo local

Regência

Praia do Espírito Santo entre as quatro eleitas que vão se tornar santuário do surfe nacional

Barragem dos Imigrantes

Maior obra de saneamento do ES vai garantir água para Vila Velha, Cariacica, Vitória e Viana

Símbolo

Palácio Bernardino Monteiro restaurado e entregue ao povo de Cachoeiro de Itapemirim

Projetos do ES Inteligente podem beneficiar cerca de 1,8 milhão de capixabas

Previsão

Terça-feira (30) com alerta para queda de temperaturas e possibilidade de chuva no Espírito Santo