Política

Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa recebe demandas do sul capixaba

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Ales) realizou na quarta-feira (5) uma audiência pública no plenário da Câmara Municipal de Guaçuí para debater o atendimento da saúde nas regiões Sul e Caparaó.

O presidente do colegiado, deputado Dr. Bruno Resende (União), fez um balanço positivo do encontro, que possibilitou a identificação de pontos para melhoria no atendimento da saúde pública na região. “Identificamos alguns gargalos no atendimento: basicamente eles estão na regulação de consultas e exames dos pacientes e também houve críticas à logística do atendimento do Samu 192”, disse o deputado.

Ele observa que esses pontos também são verificados em outras regiões. “A queixa é que não há uma correspondência direta entre quem faz a regulação e quem faz o atendimento, o que a gente já havia identificado na sessão da Comissão de Saúde de terça-feira, na Assembleia Legislativa”.

Com base nas informações, o presidente da Comissão de Saúde disse que vai buscar soluções junto ao governo do Estado. “O papel da Comissão de Saúde é parametrizar esses gargalos e traçar, junto ao Executivo estadual, um debate para que a gente possa, unidos, com os municípios, hospitais e Assembleia Legislativa, pensar em políticas públicas que possam ser aplicadas na prática, garantindo uma saúde que seja realmente de todos os capixabas. O deputado destacou ainda a necessidade de descentralizar e regionalizar o atendimento na saúde.

Para a secretária municipal Juliana Nolasco, um dos desafios da gestão da saúde pública é a alta rotatividade nos cargos da área. “Nos últimos 12 anos, tivemos 12 ministros da saúde. Nos 27 Estados, tivemos quase 60 secretários estaduais nos últimos 4 anos, e isso se repete nos municípios. Quando troca um ministro ou um secretário, muda todo o primeiro escalão”, disse a secretária.

Participação

Participaram do encontro dezenas de autoridades e representantes de instituições locais, entre eles o prefeito de Guaçuí, Marcos Jauhar; o presidente da Câmara do município, Valmir Santiago, e os vereadores Wanderley de Moraes e Zé Ruim; os secretários de Saúde de Alegre, Emerson Gonçalves, e de Guaçuí, Juliana Nolasco; o diretor-geral da Santa Casa de Guaçuí, Denis Vaz; e o chefe de Regulação da Superintendência Regional de Saúde, Alan Ramos.

Confira mais Notícias

Eleições 2024

Diego Libardi anuncia Rafaela Donadeli como vice

Serviço de Inteligência

Polícia Federal tem áudio de conversa entre Bolsonaro e Ramagem no caso Abin

Parlamentares

Câmara aprova PEC que perdoa multas e cotas raciais de partidos

Aliados de Bolsonaro montaram operação para resgatar joias desviadas

Ex-presidente

Defesa diz que Bolsonaro não tinha ingerência sobre joias recebidas

Polícia Federal

PF liga Bolsonaro a esquema para desviar mais de R$ 6,8 milhões

Eleições

Eleições municipais: restrições entram em vigor a partir deste sábado

Nova Casa

Marcelo Santos aceita convite e se filia ao União Brasil