TERCEIRO MANDATO

Casagrande é reeleito com 53,8% dos votos

Foto: Hélio Filho/Secom ES

Renato Casagrande (PSB) foi reeleito governador com 1.171.288 milhão de votos (53,80%) contra 1.006.021 votos (46,20%) de Manato (PL) na disputa do segundo turno, realizada no domingo (30). Essa vai ser a terceira vez que Casagrande vai comandar o Espírito Santo. A posse do governador acontece no dia 1º de janeiro de 2023.

Eleito pela Coligação Juntos por um Espírito Santo mais Forte, formada por PSB, MDB, PP, Pros, Podemos, Federação Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV), Federação PSDB/Cidadania e PDT, Casagrande terá como vice-governador o ex-senador Ricardo Ferraço (PSDB). No segundo turno eles receberam apoio da Federação Psol/Rede, do Solidariedade e do Avante. 

Carreira

José Renato Casagrande nasceu em 3 de dezembro de 1960, em Castelo, no Sul do Estado. É formado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e em Direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.

Foi eleito governador do Espírito Santo pela primeira vez em 2010. Em 2014 disputou a reeleição, mas foi derrotado por Paulo Hartung. Em 2018, reconquistou o cargo de chefe do Executivo estadual em primeiro turno, com a preferência de 55,49% do eleitorado capixaba. Na ocasião, o candidato Manato acabou em segundo lugar.

Casagrande já obteve outros mandatos públicos, como de deputado estadual (1991-1994), vice-governador (1995-1998), deputado federal (2003-2006) e senador da República (2007-2010).

Confira mais Notícias

Nesta segunda-feira (17)

Governo do Estado inicia remoção das cabines da Terceira Ponte

Desvio dos fundos partidário

Presidente do Solidariedade entrega-se à PF após três dias foragido

Eleições

Liderado por Ricardo Ferraço, MDB estadual realiza encontro com foco nas eleições municipais

Eleições

Diego Libardi lança sua pré-candidatura a prefeito de Cachoeiro dia 24

Governo Lula

Polícia Federal abre investigação sobre leilão de arroz

Eleições

Publicitário e marqueteiro político, Roberto Velasco anuncia solução digital para o processo eleitoral deste ano

Espírito Santo

Governo lança programa de capacitação profissional para juventudes, o EmpregaJUV

Na orla do Rio

Manifestantes protestam contra PEC das Praias