Aloísio Secchin Santos

Cachoeirense Ausente chega e marca início da Festa de Cachoeiro

A Prefeitura de Cachoeiro iniciou, nesta segunda-feira (26), as homenagens ao Cachoeirense Ausente N° 1 de 2023, o coronel aviador Aloísio Secchin Santos, dentro da programação da festa da cidade.

Morador de São José dos Campos, em São Paulo, ele foi recebido no trevo da Itapemirim por amigos, familiares e autoridades, ao som da tradicional banda 26 de Julho. Em seguida, as homenagens tiveram continuidade no Centro Operário e de Proteção Mútua, onde o prefeito Victor Coelho fez a entrega simbólica da chave da cidade a Secchin.

“As emoções que estou sentindo são indescritíveis. É uma grande honra representar todos os cachoeirenses que, um dia, tiverem de deixar essa terra, mas que jamais se esqueceram do privilégio que é pertencer à cidade de Rubem e Newton Braga, de Roberto Carlos e tantos outros grandes nomes da história e cultura brasileiras. Essa é uma alegria que vai marcar a minha vida”, expressou o homenageado.

Na cerimônia, também foi homenageada Maria Joana Otília, a irmã Otília, Cachoeirense Presente Nº 1 de 2023 escolhida pela Câmara Municipal.

“A recepção do Cachoeirense Ausente é sempre um marco na programação da Festa de Cachoeiro e, mais uma vez, temos a honra de poder homenagear uma personalidade que, com seu trabalho, ajudou a elevar o nome da nossa cidade. Foi uma tarde muito emocionante, mas é apenas o início dessa festa que, tenho certeza, será inesquecível”, salientou o prefeito Victor Coelho.

Sobre o homenageado

Coronel Aviador da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB), Secchin ingressou na Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em 1987. Ele é bacharel em Ciências Aeronáuticas, pós-graduado em Ciências Aeroespaciais e mestre em Ciências em Estratégia Nacional de Defesa (pelo National War College, EUA). Também foi integrante do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça.

Título

O título de Cachoeirense Ausente N° 1 foi criado há mais de 80 anos pelo jornalista, advogado e poeta Newton Braga (1911-1962). É concedido a pessoas nascidas em Cachoeiro que residem e se destacam profissionalmente em outras cidades. A escolha dos homenageados é feita por eleição, em que representantes de instituições do município votam em candidatos inscritos por familiares e amigos. Os eleitos são sempre homenageados durante as festividades do Dia de Cachoeiro e de São Pedro, padroeiro da cidade (29 de junho).

Programação da Festa

A Festa de Cachoeiro deste ano também terá shows de artistas nacionalmente conhecidos e de talentos regionais; rodeio; desfile cívico-escolar e muitas outras atrações. Confira a programação completa em www.cachoeiro.es.gov.br/festa-de-cachoeiro-2023.

Confira mais Notícias

Lagoa do Meio

Governador visita obras e anuncia novos investimentos em Marataízes

Marataízes

Casagrande e Tininho inauguram obras e assinam ordem de serviço no bairro Esplanada II, nesta sexta (6)

Litoral

Marataízes é campeã do Desafio Cadastur e recebe premiação para fortalecer o turismo local

Regência

Praia do Espírito Santo entre as quatro eleitas que vão se tornar santuário do surfe nacional

Barragem dos Imigrantes

Maior obra de saneamento do ES vai garantir água para Vila Velha, Cariacica, Vitória e Viana

Símbolo

Palácio Bernardino Monteiro restaurado e entregue ao povo de Cachoeiro de Itapemirim

Projetos do ES Inteligente podem beneficiar cerca de 1,8 milhão de capixabas

Previsão

Terça-feira (30) com alerta para queda de temperaturas e possibilidade de chuva no Espírito Santo