Aloísio Secchin Santos

Cachoeirense Ausente chega e marca início da Festa de Cachoeiro

A Prefeitura de Cachoeiro iniciou, nesta segunda-feira (26), as homenagens ao Cachoeirense Ausente N° 1 de 2023, o coronel aviador Aloísio Secchin Santos, dentro da programação da festa da cidade.

Morador de São José dos Campos, em São Paulo, ele foi recebido no trevo da Itapemirim por amigos, familiares e autoridades, ao som da tradicional banda 26 de Julho. Em seguida, as homenagens tiveram continuidade no Centro Operário e de Proteção Mútua, onde o prefeito Victor Coelho fez a entrega simbólica da chave da cidade a Secchin.

“As emoções que estou sentindo são indescritíveis. É uma grande honra representar todos os cachoeirenses que, um dia, tiverem de deixar essa terra, mas que jamais se esqueceram do privilégio que é pertencer à cidade de Rubem e Newton Braga, de Roberto Carlos e tantos outros grandes nomes da história e cultura brasileiras. Essa é uma alegria que vai marcar a minha vida”, expressou o homenageado.

Na cerimônia, também foi homenageada Maria Joana Otília, a irmã Otília, Cachoeirense Presente Nº 1 de 2023 escolhida pela Câmara Municipal.

“A recepção do Cachoeirense Ausente é sempre um marco na programação da Festa de Cachoeiro e, mais uma vez, temos a honra de poder homenagear uma personalidade que, com seu trabalho, ajudou a elevar o nome da nossa cidade. Foi uma tarde muito emocionante, mas é apenas o início dessa festa que, tenho certeza, será inesquecível”, salientou o prefeito Victor Coelho.

Sobre o homenageado

Coronel Aviador da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB), Secchin ingressou na Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em 1987. Ele é bacharel em Ciências Aeronáuticas, pós-graduado em Ciências Aeroespaciais e mestre em Ciências em Estratégia Nacional de Defesa (pelo National War College, EUA). Também foi integrante do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça.

Título

O título de Cachoeirense Ausente N° 1 foi criado há mais de 80 anos pelo jornalista, advogado e poeta Newton Braga (1911-1962). É concedido a pessoas nascidas em Cachoeiro que residem e se destacam profissionalmente em outras cidades. A escolha dos homenageados é feita por eleição, em que representantes de instituições do município votam em candidatos inscritos por familiares e amigos. Os eleitos são sempre homenageados durante as festividades do Dia de Cachoeiro e de São Pedro, padroeiro da cidade (29 de junho).

Programação da Festa

A Festa de Cachoeiro deste ano também terá shows de artistas nacionalmente conhecidos e de talentos regionais; rodeio; desfile cívico-escolar e muitas outras atrações. Confira a programação completa em www.cachoeiro.es.gov.br/festa-de-cachoeiro-2023.

Confira mais Notícias

Doação

Festa de Cachoeiro: cantor Anderson Freire doará cachê para entidades sociais

Sul do ES

Tribunal de Contas recomenda a rejeição das contas de 2020 de Giló, em Mimoso do Sul

Cultura

VII Festival de Leituras Dramáticas Capixabas agita Cachoeiro

Agenda

Festa de Cachoeiro: Festival levará boa comida e artesanato ao Parque de Exposição

Solidariedade

39º edição da Feira da Bondade de Cachoeiro acontecerá em outubro

Governo

Mimoso do Sul recebe novos investimentos do Estado para reconstrução da cidade

Cidades capixabas

Marataízes vence o Desafio Cadastur e impulsiona turismo no Espírito Santo

Serviços

Novos canais para solicitações de iluminação pública em Cachoeiro