DEPUTADO ESTADUAL

Allan Ferreira: mandato em prol da causa autista

Cortador de cana, serralheiro, frentista, motorista, vereador e, agora, eleito para assumir mandato na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). Allan Ferreira (Podemos) já fez várias coisas. Nascido em Duque de Caxias (RJ), criado em Sooretama (ES), vive em Cachoeiro de Itapemirim desde os 19 anos.

Aos 48 anos foi eleito para seu primeiro mandato como deputado estadual. Um marco na vida política, que começou em 2016, quando se candidatou pela primeira vez a uma cadeira na Câmara de Cachoeiro de Itapemirim. “Fui eleito com 1.041 votos. Em 2018, concorri para deputado estadual e fui o terceiro mais votado de Cachoeiro, com quase 6 mil votos. Em 2020, concorri à reeleição de vereador. Fui o segundo mais votado com mais de 2 mil votos. E agora, em 2022, fui eleito deputado estadual com mais de 15 mil votos”, relata Allan.

Servidor público de carreira, o motorista da Câmara de Cachoeiro conta que sempre trabalhou nos bastidores e que o ingresso na vida pública se deu por demanda popular: “Nunca pensei em ter um mandato. Sempre trabalhei com lideranças comunitárias, pastorais de igrejas, fazendo trabalho social. Eu fui convidado pela população, pelos amigos, a ter um mandato.”

Causa autista

Allan, que é bacharel em Ciências Contábeis e pós-graduado em Gestão Pública, conta que vai trazer para a Assembleia Legislativa a bandeira defendida como vereador. “Vou trazer as minhas bandeiras de legislador municipal. A minha luta principal é a causa autista. Quero trazer isso para o estado. As políticas públicas não acompanharam o crescimento dos casos de autismo. É preciso ter educação inclusiva. Temos que preparar os professores. Não é só pegar um cuidador e colocar do lado do autista”, explica Allan Ferreira.

O deputado eleito também destaca a falta de profissionais de saúde para atender a crescente demanda dos que vivem no espectro. “Falta fonoaudiólogo, neuropediatra, terapeuta educacional.”

Com mais de 10 projetos aprovados na Câmara de Cachoeiro, sendo 4 em prol dos direitos dos autistas, Allan Ferreira pretende lutar pela causa de todos com deficiências invisíveis.

Outra bandeira do novo deputado é a construção de um hospital público para o sul do estado.

Expectativas

Quanto ao novo mandato, o eleito vislumbra muito a ser feito pela frente. “Sempre fui atuante como vereador. Por isso eu consegui mais de 100% de aproveitamento de um mandato para o outro. Minha expectativa com esse novo mandato é de muito trabalho.”

Já sobre a relação com o Executivo, Allan entende que será tranquila. “Eu sou da base do governo estadual. O Podemos é um partido da base. Trabalhei toda a minha campanha aliado ao governo do Estado. Estou aqui para dar sustentação ao mandato do governador.”

Confira mais Notícias

Movimentos políticos

De olho na vaga, deputados repercutem eleição para o Tribunal de Contas do Espírito Santo

Eleições

STF derruba regras de sobras eleitorais

Decisões

TSE restringe uso de Inteligência Artificial nas eleições de outubro; veja outras regras aprovadas

Análise política

Dorlei Fontão trabalha e confia na decisão da Justiça; Paulinho Mineti observa

Sucessão

Internamente não há dúvidas! Leo Português será o candidato de Fabrício Petri em Anchieta

Em discurso

Lula chama guerra em Gaza de genocídio e critica “hipocrisia”

Mudo

Bolsonaro não responde à PF em depoimento sobre golpe de Estado

Obrigado a ir

Moraes nega pedido de Bolsonaro para adiar depoimento à PF