Comissão

Allan Ferreira destaca cooperativismo como uma forma de inclusão, em que “os pequenos se tornam grandes”.

Foto: JV Andrade

Em reunião promovida na Assembleia Legislativa (Ales) nesta quinta-feira (13), o superintendente do Sistema OCB-ES, Carlos André Santos de Oliveira, apresentou dados do cooperativismo e defendeu a atividade como um dos instrumentos indutores do desenvolvimento econômico e social capixaba.  

Álbum de fotos da reunião

Oliveira foi um dos convidados da Comissão de Cooperativismo da Casa, presidida pelo deputado Allan Ferreira (Podemos). O encontro contou com a presença de representantes do segmento e da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), entre outros.

De acordo com o palestrante, a OCB tem o objetivo de promover ambiente favorável para o cooperativismo capixaba, que abriga 114 entidades que empregam mais de 738 mil pessoas (dados de dezembro de 2022), tendo registrado faturamento de R$ 8,4 bilhões em 2021.

Ele também falou sobre a importância da aprovação de projetos de leis municipais de cooperativismo nas Câmaras e adiantou que aguarda a sanção dos textos por parte dos prefeitos. Segundo ele, essas regras vão “fortalecer o marco legal do nosso modelo societário.”

Conforme revelou, essas leis detalham, entre outros temas, processos licitatórios, como aqueles relacionados às cooperativas de alimentação escolar. Segundo Oliveira, elas asseguram a participação desse segmento nas licitações “sem ponto e vírgula”, ou seja, sem margem para interferências. 

Os vereadores Rurdiney da Silva (PSB), da Serra, e Joel Rangel (PTB), de Vila Vellha, salientaram o empenho das Câmaras na elaboração e aprovação de projetos de lei que versam sobre a política municipal do cooperativismo. Em ambos os casos eles aguardam a manifestação positiva por parte dos prefeitos para acatar as matérias. 

“O trabalho da OCB não é fácil, é um trabalho de convencimento, são inúmeras reuniões, inúmeros ‘nãos’ até você puxar um ‘sim’, preferencialmente consensual. E isso nós temos feitos de forma árdua”, frisou. 

Merenda

O tema foi levantado porque os agricultores familiares capixabas vêm sofrendo com dificuldades para vender suas produções para as escolas estaduais. Oliveira pediu ajuda para que a Sedu destrave os processos licitatórios das compras desses produtos destinados à merenda dos alunos. 

Presidente da União das Cooperativas da Agricultura Familiar do ES (Unicafes), Darli José Schaefer, contou estar à espera de uma resolução sobre as licitações via Plano Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Ele frisou que as aulas já começaram, mas o Estado não vem cumprindo a norma que obriga a aquisição de pelo menos 30% desses produtos dos pequenos agricultores. 

A deputada Iriny Lopes reconheceu a importância do cooperativismo para propiciar a entrada “que nem sempre individualmente a pessoa consegue entrar e se estabelecer”. Sobre o pleito feito pelo superintendente Carlos de Oliveira, adiantou que junto de Allan Ferreira vai conversar o secretário da pasta, Vitor de  ngelo.

Já o representante da Sedu, Gilson Soares reconheceu que “realmente houve o atraso”. No entanto, afirmou que o processo já está sob análise da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). “Nossa perspectiva é que nos próximos dias a gente conclua tudo isso, já abra o edital de licitação, e faça a contratação o mais rápido possível”. 

O presidente da comissão, Allan Ferreira destacou o cooperativismo como uma forma de inclusão, em que “os pequenos se tornam grandes”. Para ele, o segmento é uma “solução moderna” para contornar obstáculos de um “mundo moderno”, envolvendo bem-estar social, democracia, solidariedade, independência e a autonomia.

Confira mais Notícias

Espírito Santo

Ricardo Ferraço assume Governo e cumpre agenda em Mimoso do Sul e Cachoeiro na próxima semana

Tribunal Militar

Presidente do STM diz que Bolsonaro pode ser julgado por crime militar

Brasil

STF torna réus deputados do PL por suspeita de propina em emendas

Jornalismo

Wanderson Amorim é o novo secretário de Comunicação de Cachoeiro

Brasil

Por unanimidade, STF homologa liberação das emendas parlamentares

Análise Política

Ricardo Ferraço e o sonho que não envelhece

Brasil

Cid confirma que Bolsonaro recebeu US$ 86 mil por venda de joias

Defesa

Advogados de defesa se manifestam sobre denúncias da PGR

plugins premium WordPress