Os comerciantes da região central de Cachoeiro há meses enfrentam os prejuízos causados pela demora na conclusão das obras de macrodrenagem realizadas pela prefeitura. Em reunião realizada nesta terça-feira (13), o pré-candidato Diego Libardi (Republicanos) afirmou que finalizar essas obras e normalizar o fluxo de veículos é uma das prioridades caso assuma a prefeitura a partir do ano que vem.
Segundo Libardi, em suas frequentes caminhadas pelo Centro de Cachoeiro, o comentário geral é de que a situação agora está mais difícil do que na época da pandemia, com a grande diminuição no fluxo de consumidores. Outra reclamação é a redução no número de vagas de estacionamento, o que também atrapalha muito o comércio.
“Em nossa reunião com os comerciantes e pessoas ligadas ao setor, surgiram várias ideias, como a criação de edifícios-garagem no Centro, até mesmo no espaço onde ficava o posto Oásis. O projeto que existe atualmente é de construir uma praça no lugar, mas na minha opinião esta é a pior solução. Já tem a praça de Fátima muito próxima e que não é cuidada pela prefeitura. Mas estamos recebendo todas as ideias para avaliar a viabilidade e saber, realmente, o que a população mais quer”, afirmou o pré-candidato.
Outra questão levantada na reunião foi a segurança no comércio. “Existem cidades que usam um botão do pânico para estabelecimentos comerciais, uma forma de reduzir o tempo de atendimentos das ocorrências, que seriam direcionadas à Guarda Municipal. É uma ideia que colocamos no nosso Plano de Governo. Cachoeiro é uma cidade que dispõe de poucos recursos, então é preciso inovar e usar inteligência e tecnologia para gerar resultados com menos investimentos”, explicou a vice de Libardi, Rafaela Donadeli.
O pré-candidato falou, também, que essas reuniões com participação popular são reflexo de seu perfil como gestor público. “Cachoeiro vai ter a possibilidade de acreditar em dois projetos: um do tapa na mesa e de decisões centralizadas; e o outro do diálogo e da conversa, para tomar as decisões coletivamente. Me coloco à disposição para ser representante do povo, para construirmos juntos”, disse.
Reunião com CDL
Diego Libardi e sua vice, Rafaela Donadeli, acompanhados dos deputados estaduais Dr. Bruno Resende e Allan Ferreira, estiveram também na tarde de terça-feira (13) na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cachoeiro (CDL), para conversar com diretores e conselheiros da entidade.
“É essencial esse diálogo com a iniciativa privada, firmar parcerias que tragam benefícios para a população. Soubemos, por exemplo, que a CDL tem um projeto para investir R$ 1,5 milhão em uma praça em Cachoeiro, mas por falta de conhecimento, capacidade ou de interesse da prefeitura, esse projeto não foi executado”, disse o pré-candidato.
Libardi disse que uma das ideias que podem ser trabalhadas em Cachoeiro é a dos naming rights, que é quando a prefeitura cede os direitos dos nomes de locais públicos para as empresas, assim como acontece em grandes cidades do Brasil. “É uma forma de arrecadação, em que a empresa fica responsável pela manutenção e cuidado daquele espaço público, tendo a publicidade como contrapartida. É um ativo imenso, e temos locais com grande potencial para serem utilizados dessa forma”.