Municípios do Sul do Estado já têm sinal da TVE

A população de Marataízes, Piúma, Iconha, Itapemirim e Alfredo Chaves já pode acompanhar a programação da TVE pelo canal 2.1 da TV aberta. Os municípios são os primeiros contemplados pelo projeto de interiorização do sinal da emissora pública dos capixabas.

A iniciativa é um dos projetos estruturantes da Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública, que pretende levar comunicação pública de qualidade a todos os 78 municípios capixabas. As próximas cidades a serem visitadas são: Apiacá, Jerônimo Monteiro, Bom Jesus do Norte e Dores do Rio Preto.

A chegada do sinal amplia  o acesso da população a conteúdos que valorizam a cultura, o esporte, a informação de interesse público e a identidade capixaba.

“Durante as instalações, conversamos com moradores dos municípios contemplados, e a receptividade foi muito positiva. As pessoas se mostraram satisfeitas com a chegada do sinal da TVE, e destacaram principalmente o conteúdo que valoriza o nosso Estado, a programação leve e a qualidade dos programas infantis”, destaca Helânio Serafim, Gerente de Tecnologia da Fundação Carmélia.

Os primeiros municípios a receber o sinal da TVE fazem parte de um grupo de 28 cidades do interior que já contam com estações retransmissoras instaladas por meio de programas de expansão da televisão digital e da comunicação pública. A ampliação da cobertura é viabilizada por um acordo de cooperação firmado entre a Fundação Carmélia e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que permite que a TVE utilize a infraestrutura tecnológica já instalada e em implantação para levar sua programação a um número cada vez maior de capixabas.

A manutenção da infraestrutura é de responsabilidade das prefeituras municipais. “Nossa equipe visitou municípios onde as estações retransmissoras estavam inoperantes. Infelizmente, nessas cidades, não foi possível instalar os novos equipamentos. Nesses casos, aguardamos que a prefeitura nos informe assim que a estação retransmissora voltar a operar, para que possamos instalar a antena digital e disponibilizar o sinal da TVE aos moradores”, explicou Serafim.

Transmissores importados

Além das 28 cidades contempladas nesta fase do processo de interiorização, que já contam com infraestrutura instalada ou em fase de implantação pela EBC, a TVE terá estações retransmissoras próprias, instaladas em outros 12 municípios de maior porte. Para isso, foram adquiridos transmissores fabricados na Itália, cuja instalação deve ser concluída até janeiro de 2027. Os recursos investidos são da ordem de R$3,5 milhões em equipamentos, locação de segmento satelital, torres e abrigos. Segundo o diretor-geral da Fundação Carmélia, Igor Pontini, a iniciativa busca otimizar a aplicação dos recursos públicos e ampliar a presença da emissora em todo o Espírito Santo, levando informação, cultura, educação, cidadania e prestação de serviços a um número cada vez maior de capixabas. 

Plano Básico de Implantação (PBI)

O projeto de universalização do sinal da TVE segue o Plano Básico de Implantação (PBI), que estabelece cinco etapas: estudos técnicos, locação de segmento espacial, aquisição de uplink de satélite e transmissores digitais, além da locação de torres e abrigos. Com planejamento operacional e financeiro voltado à eficiência e à sustentabilidade dos investimentos, a iniciativa busca ampliar a cobertura da emissora para além da Região Metropolitana, superando barreiras geográficas por meio de uma rede moderna de transmissão, com equipamentos de maior eficiência energética e garantia de continuidade do serviço público de radiodifusão. 

Confira mais Notícias

Cachoeiro recebe Operação Nacional Mulher Segura com atendimento na Praça Jerônimo Monteiro

Prefeitura da Serra realiza Feirão do Emprego com mais de 400 vagas nesta quarta (21)

Megafesta de aniversário de Marataízes começa nesta quinta-feira

1º Oktober Fest Cachoeiro reúne mais de 20 mil pessoas e movimenta R$ 3 milhões na economia local

Agência do Trabalhador de Cariacica: mais de 1,2 mil vagas de emprego serão abertas na próxima semana

BALNEABILIDADE: CONFIRA A QUALIDADE DA ÁGUA NAS PRAIAS DA SERRA

Após recurso, conselheiros do TCE-ES afastam multa de prefeito e servidores de Irupi em processo de contratação de transporte escolar

Prefeitura de Marataízes abre inscrição para casamentos civis comunitários