Natureza

Vitória sedia primeira reunião do Conselho Consultivo das Unidades de Conservação do Arquipélago de Trindade e Martim Vaz 

Foto: Emerson Silva

Nesta quarta e quinta-feira, 20 e 21, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realiza, em Vitória/ES, a primeira reunião do Conselho Consultivo das unidades de conservação do arquipélago de Trindade e Martim Vaz e do Monte Colúmbia. Trinta e oito instituições, entre órgãos públicos e representantes da sociedade civil com atuação no território fazem parte do conselho, que é um instrumento de gestão obrigatório para a gestão nas unidades de conservação.  

O ICMBio Grandes Unidades Oceânicas é o núcleo de gestão integrada responsável pelas áreas protegidas no arquipélago de Trindade e Martim Vaz e no arquipélago de São Pedro e São Paulo. São duas unidades de conservação em cada arquipélago: um Monumento Natural (MONA) e uma Área de Proteção Ambiental (APA)  que abrange também as 200 milhas náuticas em seu entorno. A gestão ambiental nestas áreas tem foco no monitoramento ambiental, incentivo à pesquisa e iniciativas para que a pesca industrial (principal atividade de exploração das áreas) seja uma atividade sustentável.  

Esta primeira reunião do Colegiado, formado em fevereiro deste ano, terá na programação principal a posse dos conselheiros, a elaboração do regimento interno e o Plano de Ação do Conselho para os próximos 2 anos. Representantes de instituições do Espírito Santo e de Santa Catarina – principais sedes da indústria pesqueira que atua no arquipélago também participarão do evento; além de ONGs e órgãos ligados à gestão marítima e pesqueira.  

A Marinha do Brasil, que é a responsável pelos arquipélagos, também é cogestora das Grandes Unidades de Conservação Oceânicas. Anualmente, comissões periódicas são organizadas pela Marinha, levando mantimentos e cientistas até as ilhas. A logística envolve mais de 100 pessoas, e planejamento contínuo.  

Próximos passos

Uma das principais metas que devem entrar no Plano de Ação do Conselho Consultivo das unidades de conservação de Trindade e Martim Vaz é a elaboração de um Plano de Manejo para a área protegida. Neste documento é detalhado o zoneamento das unidades e seus usos, assim como regras específicas, quando necessário.  

O processo pode durar até 2 anos e terá debate amplo com os atores do território e posteriormente definido em reunião do Conselho.  

Confira mais Notícias

Esgoto em Cachoeiro

Obra de grande complexidade foi responsável por lançamento de esgoto no rio Itapemirim, diz BRK

Sem Tratamento

BRK Ambiental foi autuada após jogar todo o esgoto de Cachoeiro no rio Itapemirim durante 4 dias

Grande Vitória

Cariacica avança na regularização fundiária com cerca de 1.400 escrituras entregues

Natureza

 Novo píer flutuante vai impulsionar turismo náutico e sustentável no Espírito Santo

Transparência

Prefeitura de Cachoeiro apoia TCE-ES em proposta inovadora de sistema de custos na gestão pública

Conquista

Queijaria Rio Muqui, de Itapemirim, recebe Registro de Agroindústria

Investimento

Prefeitura de Cachoeiro garante apoio para o projeto social Casa Verde

16 e 17 de Agosto

Kartódromo de Jardim Camburi terá festival com adoção de pets e vacinação

plugins premium WordPress