Nova estrutura

Unidade de saúde do bairro Ferroviários, em Cachoeiro, será inaugurada nesta quinta-feira (11)

Na próxima quinta-feira (11), a Prefeitura de Cachoeiro vai inaugurar uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), situada no bairro Ferroviários, em imóvel que, no passado, abrigou a sede do Detran. A solenidade de inauguração está marcada para as 9h.

A entrega é fruto de uma cooperação entre a gestão municipal e a Faculdade Multivix, que foi responsável pelo projeto arquitetônico e execução da reforma, com o apoio do governo estadual, que cedeu o edifício. 

O espaço já vem realizando atendimentos específicos à população, durante o processo de transferência de equipamentos e servidores da antiga UBS do bairro Nossa Senhora Aparecida, que funcionava em imóvel alugado e foi, recentemente, desativada – a construção de uma nova unidade no bairro será licitada em breve.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), após a inauguração, a UBS do Ferroviários contará com quatro equipes de Estratégia em Saúde da Família (ESF) formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde. 

Ainda segundo a pasta, a nova estrutura será referência em atendimento básico, também, para os moradores do Independência, Alto Independência, Santa Helena, Ibitiquara, Nossa Senhora da Penha e Nossa Senhora Aparecida.

“Nosso compromisso com a saúde pública é constante e essa nova unidade é um reflexo do trabalho que vem sendo realizado no fortalecimento do atendimento básico no município. Estamos empenhando esforços para melhorar, cada vez mais, os serviços públicos para os moradores de Cachoeiro”, comenta o prefeito Victor Coelho.

Homenagem

A UBS do bairro Ferroviários recebeu o nome de “Adonai Albuquerque Machado”, médico nascido no município de Presidente Kennedy que atuou na linha de frente de combate à Covid-19 em Cachoeiro.

O profissional faleceu em junho de 2020, em decorrência da doença, enquanto prestava serviços no Centro de Saúde “Paulo Pereira Gomes”.

Outras parcerias com a Multivix na saúde 

A parceria entre a Prefeitura de Cachoeiro e a Faculdade Multivix tem gerado ganhos importantes para a rede municipal de saúde, como a construção de duas outras unidades básicas, no bairro Basileia (em andamento) e no distrito de Gironda, que teve a obra autorizada recentemente.

No último ano, a parceria entre a gestão municipal e a instituição de ensino superior, que utiliza os espaços públicos para estágios e pesquisas, rendeu outros importantes frutos, como a Casa Rosa e o Centro de Especialidades Odontológicas.

Confira mais Notícias

Inscrições abertas para as primeiras turmas de 2026 do programa Qualificar ES no Polo da Simec Cariacica

Vice-prefeito Júnior Corrêa assume Secretaria de Educação em Cachoeiro

Inmet alerta para ocorrência de ciclone no Sudeste a partir de sexta

Governo do Estado realiza entregas e autoriza novos investimentos em Ibitirama

Cachoeiraço

Cachoeiro abre inscrições para o concurso de Rei Momo e Rainha do Carnaval 2026

Segurança Hídrica

BRK amplia reservatório de água para 3 bairros de Cachoeiro

Prefeitura abre edital para credenciamento de food trucks e ambulantes no Cachoeiraço 2026

Presidente Kennedy

Praia de Marobá recebe Futebol dos Artistas neste sábado (24)