Infiel

TSE cassa deputado federal por infidelidade partidária


Por 5 votos a 2, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou nesta terça-feira (7) o mandato do deputado federal Marcelo de Lima Fernandes (PSB-SP), eleito nas eleições de 2022. Ele recebeu cerca de 110 mil votos.

Com a decisão, a Justiça Eleitoral de São Paulo será comunicada para realizar a totalização dos votos. O resultado do julgamento abre caminho para que o ex-deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), primeiro suplente da legenda, possa assumir a cadeira, no entanto, a decisão final será do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo.

O julgamento foi motivado por uma ação de perda de mandato apresentada pelo Solidariedade contra Fernandes. De acordo com o partido, o parlamentar saiu do partido em fevereiro deste ano sem apresentar justa causa exigida pela legislação eleitoral.

Na defesa apresentada ao tribunal, Marcelo Lima afirmou que deixou o Solidariedade após o partido não ter atingido a cláusula de barreira nas eleições de 2022, número mínimo de parlamentares para ter acesso ao fundo partidário e tempo de propaganda. O requisito é uma das justas causas para desfiliação partidária.

O julgamento começou em agosto e foi finalizado na sessão desta terça-feira. A maioria dos ministros seguiu voto proferido pelo relator, ministro André Ramos Tavares.

No entendimento do ministro, apesar de não ter atingido a cláusula de barreira, o Solidariedade promoveu uma fusão com o Pros e passou a cumprir a cláusula.
Dessa forma, a justa causa para desfiliação deixou de valer para o parlamentar.

Além disso, o deputado só comunicou a Justiça Eleitoral sobre sua desfiliação no dia seguinte após a incorporação dos partidos.

Cabe recurso contra a decisão do TSE. A Câmara dos Deputados também será comunicada sobre a sentença.

Confira mais Notícias

Ex-Presidente

Bolsonaro pode ser preso até dezembro se recursos forem rejeitados

Próximos Passos

Bolsonaro e aliados podem recorrer e ainda não serão presos; entenda

Novo Documento

Lula sanciona lei que cria Carteira Nacional do Professor

Multa

Bolsonaro e aliados deverão pagar R$ 30 milhões pela depredação no 8/1

Brasil

STM vai julgar perda de patente de Bolsonaro e militares condenados

Deputado Federal

STF determina perda do mandato de Alexandre Ramagem na Câmara

Presidente do Supremo

Barroso diz que julgamento encerra “ciclo do atraso” no Brasil

Decisão do STF

Confira as penas de Bolsonaro e mais sete condenados pelo Supremo

plugins premium WordPress