PARCERIA PELA MODERNIZAÇÃO

TJES e Presidente Kennedy firmam convênio para promover a digitalização de processos

O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Fabio Clem de Oliveira, o presidente do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação de Comunicação (CGTIC) do TJES, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, a juíza diretora do Foro de Presidente Kennedy, Priscilla Bazzarella de Oliveira, o prefeito do Município, Dorlei Fontão da Cruz, e o procurador municipal Deveite Alves Porto Neto assinaram, nesta segunda-feira (26), convênio para promover a digitalização de processos na Comarca.

A assinatura do termo marca a adesão do município ao projeto de política pública do Poder Judiciário do Espírito Santo para acelerar a digitalização de processos e promover a modernização da Justiça estadual. Desde maio deste ano, quando o TJES começou a firmar essas parcerias, cerca de 20 municípios aderiram à iniciativa.

O presidente do TJES enfatizou a importância dessas parcerias para tornar o judiciário cada vez mais ágil e eficiente. “E à medida que nós vamos implantando o Processo Judicial Eletrônico, nós vamos diminuindo o custo para o Poder Judiciário, nós vamos diminuindo o número de instâncias para praticar os atos, nós podemos ter pessoas de uma Comarca colaborando com a outra. Isso é uma política de longo prazo”, destacou o desembargador Fabio Clem de Oliveira

O desembargador Pedro Valls Feu Rosa, presidente do CGTIC, lembrou que o processo digital tramita quatro vezes mais rápido e custa 10% menos, em termos de gastos com recursos humanos e infraestrutura, do que o processo de papel, que hoje ainda prevalece. “Mudar isso há de ser uma tarefa de cada capixaba, não é uma tarefa do presidente, não é uma tarefa minha, não é uma tarefa da juíza, do prefeito, é uma tarefa de cada capixaba”, ressaltou.

O prefeito de Presidente Kennedy, Dorlei Fontão da Cruz, falou sobre a honra em estar hoje no Tribunal de Justiça e poder cooperar com esta causa da Justiça. O chefe do executivo municipal contou que em contato inicial com a juíza Priscilla Bazzarella, quando a administração recebeu o convite para colaborar, e logo já se comprometeu a ajudar no que fosse possível.

Macrodesafios:

  • Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e proteção de dados
  • Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional

Confira mais Notícias

Homem é preso suspeito de iniciar incêndio em Marechal Floriano

Lagoa do Meio

Governador visita obras e anuncia novos investimentos em Marataízes

Litoral

Marataízes é campeã do Desafio Cadastur e recebe premiação para fortalecer o turismo local

Regência

Praia do Espírito Santo entre as quatro eleitas que vão se tornar santuário do surfe nacional

Barragem dos Imigrantes

Maior obra de saneamento do ES vai garantir água para Vila Velha, Cariacica, Vitória e Viana

Símbolo

Palácio Bernardino Monteiro restaurado e entregue ao povo de Cachoeiro de Itapemirim

Projetos do ES Inteligente podem beneficiar cerca de 1,8 milhão de capixabas

Previsão

Terça-feira (30) com alerta para queda de temperaturas e possibilidade de chuva no Espírito Santo