Rochas ornamentais

Setor de rochas do ES volta a participar da Xiamen Stone Fair, principal feira de rochas do Oriente

Superado o impacto causado pela pandemia do Covid-19, após toda restrição de entrada de imigrantes na China, o Brasil retoma sua participação na Xiamen Stone Fair, principal feira de rochas ornamentais do Oriente, que acontece de 05 a 08 de junho em Xiamen, na Província de Fujian. O país será representado por 11 empresas apoiadas pelo It’s Natural – Brazilian Natural Stone, projeto de incentivo às exportações de rochas ornamentais brasileiras que é executado pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

AmagranCajugramCorcovadoDecoloresGramaziniMagbanMargramarPedra do FradePolitaSanto Antonio Stones e Willcomex são as empresas que compõem a delegação brasileira presente no evento. Nos estandes instalados no Hall A5, elas irão exibir um pouco da maior diversidade geológica do planeta e explorar o grandioso mercado chinês.

A China desempenha um papel extremamente significativo no mercado de rochas do Brasil. O país o segundo maior destino das exportações brasileiras do segmento, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2022, o Brasil registrou recorde histórico de faturamento de U$ 163 milhões com as exportações para a China, sendo mais de 90% do consumo na forma bruta dos materiais. O granito brasileiro é o produto mais importado pelos chineses, representando 61% dos negócios; enquanto quartzitos e mármores, representam 18,5% e 12%, respectivamente.

No primeiro quadrimestre de 2023 já foram exportados para a China U$ 44 milhões, reforçando a importância desse mercado para o setor nacional. “Com uma indústria de construção em expansão e uma demanda cada vez maior por materiais de construção de alta qualidade, as rochas ornamentais brasileiras são altamente valorizadas no mercado chinês devido à sua diversidade de cores, padrões únicos e qualidade superior”, afirmou o presidente do Centrorochas, Tales Machado.

Para Rogério Ribeiro, gerente do It’s Natural, a participação das empresas no evento se dá como uma estratégia importante para impulsionar as exportações. “A presença brasileira nesse mercado é reconhecida pela qualidade dos produtos e pela capacidade de atender às exigências dos consumidores chineses”, pontuou.

Confira mais Notícias

Seu Bolso

Governo prevê economia de R$ 70 bilhões em dois anos com pacote fiscal

Pronunciamento

Haddad anuncia isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil

É nesta sexta-feira

Nove em cada dez brasileiros pretendem comprar algo na Black Friday

Brasil

Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta sexta

Brasil

INSS paga folha de novembro a partir de segunda-feira

Veja os detalhes

Petrobras lança Plano de Negócios 2025-2029 com investimentos de US$ 111 bilhões

Brasil

Petrobras aprova pagamento de R$ 20 bilhões aos acionistas

Economia Mundial

Taxação dos super-ricos é aprovada em declaração de líderes do G20

plugins premium WordPress