Meteorologia

Semana começa com chuva no Espírito Santo; veja a previsão para todo o Sudeste

Durante a manhã nesta segunda-feira (22), fortes chuvas atingem cidades como Montes Claros (MG), Pedra Azul (MG), Paracatu (MG), Turmalina (SP), Euclides Cunha (SP), Colatina (ES), Santa Maria de Jetibá (ES). O mesmo vale para os demais municípios localizados no norte e noroeste de Minas, Jequitinhonha e Vale do Mucuri, Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto e em todo o estado do Espírito Santo. Há possibilidade de chuva isolada em todo o Rio de Janeiro, Vale do Paraíba Paulista, Litoral Sul Paulista e Metropolitana de São Paulo. Nas demais regiões de Minas Gerais e São Paulo, o sol aparece entre nuvens. 

Durante a tarde e à noite, as chuvas atingem quase toda a região Sudeste, com exceção das mesorregiões de Bauru, Araraquara, Campinas, Assis, Itapetininga, Macro Metropolitana Paulista e sul e sudoeste de Minas. 

O Inmet emitiu três alertas para a região, sendo dois deles para chuva intensa e um para acumulado de chuva. O alerta para acumulado de chuva atinge municípios como Bananal (SP), Cabo Frio (RJ), Extrema (MG) e demais cidades localizadas em todo o Rio de Janeiro, Sul e Sudoeste de Minas, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Metropolitana de Belo Horizonte, oeste de Minas, Vale do Paraíba Paulista, Metropolitana de São Paulo, Macro Metropolitana Paulista, Litoral Sul Paulista e Campinas.

O alerta para chuva entre 30 e 60 mm/h ou entre 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h está no Espírito Santo, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Central Mineira, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, norte, noroeste e oeste de Minas, Jequitinhonha, Metropolitana de Belo Horizonte, Noroeste e Norte Fluminense. Cidades como Linhares (ES), Viçosa (MG) e Campos dos Goytacazes (RJ) devem ficar vigilantes.

Já o alerta para chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos de 40 a 60 km/h, abrange Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Araçatuba, Ribeirão Preto, Noroeste e norte de Minas, Marília e Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. 

Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, esclarece que, devido à frente localizada sobre o oceano, haverá influência de volumes de chuva significativos, concentrando-se principalmente no Espírito Santo, norte e sudoeste de Minas Gerais, além do noroeste de São Paulo.

“Não se descarta possibilidade de queda de granizo, principalmente ali no Triângulo Mineiro. Nas demais áreas, prevalece uma nebulosidade variando com possibilidade de chuvas ainda na faixa litorânea do Rio de Janeiro e principalmente, também ali, de São Paulo. Nas demais áreas, a nebulosidade estará variando e com poucas chances de chuva”, explica.

Segundo o instituto, durante a semana na região Sudeste, há previsão de pancadas de chuva localmente fortes, que podem ultrapassar 90 mm.

A temperatura mínima fica em torno de 12°C, em Sapucaí-Mirim, em Minas Gerais, e a máxima prevista é de 30ºC, em Lins, em São Paulo. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Fonte: Brasil 61

Confira mais Notícias

Brasileirão

CBF anuncia que jogos do Brasileiro retornam no dia 1º de junho

Futebol

Vasco supera Fortaleza nos pênaltis para avançar na Copa do Brasil

Números do Estado

Espírito Santo tem 9ª população mais alfabetizada do Brasil

Futebol

Turma do STF forma maioria para negar ao Flamengo Taça das Bolinhas

Apolinho, Sílvio Luiz e Antero Greco: adeus aos craques do jornalismo

Morre Washington Rodrigues

Adeus Apolinho

A rodada

Athletico-PR faz 2 a 0 no Palmeiras e retoma liderança do Brasileirão; veja outros jogos

Sorte capixaba

Aposta do Espírito Santo leva R$ 46 milhões na mega sena deste sábado, 11 de maio