Queijos capixabas conquistam 12 medalhas no Mundial do Queijo do Brasil

O Espírito Santo encerrou sua participação no 4º Mundial do Queijo do Brasil com destaque: oito queijarias capixabas foram premiadas, somando 12 medalhas no concurso, encerrado no último domingo (19), no Teatro B32, em São Paulo – SP.

Ao todo, 10 agroindústrias do Estado participaram da competição, com 31 produtos inscritos em diferentes categorias, incluindo queijos de leite de vaca e de búfala, além de doce de leite, iogurte e manteiga. O resultado reforça a qualidade e a diversidade da produção capixaba, que vem ganhando espaço e reconhecimento no cenário nacional.

Entre os destaques, o Espírito Santo conquistou três medalhas na categoria Super Ouro, com a Artelatte (queijo Duetto), a Queijos Giacomin (Queijo Terra Nostra) e a Queijaria Sítio Hollunder (queijo de coalho).

Na categoria Ouro, a Vila Veneto Queijaria foi premiada com o queijo Morbier.

Das três medalhas de Prata, duas ficaram com a Queijos Giacomin (Capixaba Gourmet e Palitinho Mussarela) e uma com a Queijaria da Fazenda (doce de leite).

Já na categoria Bronze, foram premiadas a Queijos Giacomin (Queijo Mundo Novo), a Calvi Laticínios (Queijo Minas Meia Cura), a Vila Veneto Queijaria (Queijo Original Otello), a Fazenda Carnielli (Queijo Centenário) e a Queijaria Iolanda (Queijo Colonial).

O secretário de Estado da Agricultura, Carlos Tesch, destacou o desempenho capixaba no evento. “Essas conquistas mostram a força e a qualidade das nossas agroindústrias. O Espírito Santo vem ganhando destaque na produção de queijos, com produtos que aliam tradição, inovação e excelência. Esse reconhecimento nacional valoriza o trabalho dos nossos produtores e abre novas oportunidades de mercado”, afirmou.

Além da participação dos produtores, o Estado também esteve presente na avaliação técnica do evento. O coordenador de projetos da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Jackson Fernandes, integrou a banca de jurados do concurso e participou do painel “Legislações de queijos do Brasil”, contribuindo para o debate sobre normas e avanços no setor.

“Participar do Mundial, tanto na avaliação quanto nos debates técnicos, é uma oportunidade de troca de experiências e de fortalecimento do setor. Os resultados mostram que os queijos capixabas estão cada vez mais competitivos e alinhados às exigências de qualidade do mercado”, destacou.

A participação capixaba contou com apoio logístico da Seag, que realizou o transporte das amostras até a organização do concurso, garantindo mais agilidade no envio e preservação da qualidade dos produtos.

Confira a premiação por categoria

Super Ouro

  • Artelatte (Venda Nova do Imigrante) – Queijo Duetto
  • Queijos Giacomin (João Neiva) – Queijo Terra Nostra
  • Queijaria Sítio Hollunder (Marechal Floriano) – Queijo de Coalho

Ouro

  • Vila Veneto Queijaria (João Neiva) – Queijo Morbier

Prata

  • Queijos Giacomin (João Neiva) – Capixaba Gourmet
  • Queijos Giacomin (João Neiva) – Palitinho Mussarela
  • Queijaria da Fazenda (Linhares) – Doce de leite

Bronze

  • Queijos Giacomin (João Neiva) – Queijo Mundo Novo
  • Calvi Laticínios (Cachoeiro de Itapemirim) – Queijo Minas Meia Cura
  • Vila Veneto Queijaria (João Neiva) – Queijo Original Otello
  • Fazenda Carnielli (Venda Nova do Imigrante) – Queijo Centenário
  • Queijaria Iolanda (Aracruz) – Queijo Colonial

Confira mais Notícias

Cartórios lançam ferramenta que permite pesquisar imóveis no Espírito Santo

Obituário

Ícone da MPB, Benito di Paula morre em São Paulo aos 84 anos

Guia do folião: tudo o que você precisa saber para curtir o Vital 2026, maior Carnaval fora de época do Sudeste 

PF e CGU apuram fraudes em contratações públicas e desvio de recursos federais realizados por municípios da Bahia, do Piauí e do Espírito Santo

Espírito Santo e Embratur anunciam voo experimental inédito ligando Buenos Aires a Vitória durante a FIT 2026

Bombeiros encontram helicóptero com corpo do cantor Rick

Apostas online podem levar ao endividamento rápido, diz pesquisa

Oportunidades

Sesc Espírito Santo abre cadastro de reservas para profissionais da educação com salários de até R$ 6.483,76