A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Anis Nahssen, localizada na Cidade Nova, tem registrado um grande crescimento na demanda por atendimento, sobretudo após o fechamento do pronto-socorro do Hospital Evangélico Litoral Sul, em Itapemirim.
Outro agravante é o fato de muitos usuários que procuram a UPA não apresentam casos de urgência ou emergência, e deveriam ser atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de seus bairros
A Secretaria Municipal de Saúde de Marataízes esclarece que a UPA tem como finalidade atender apenas casos de urgência e emergência de complexidade intermediária, como dores agudas ,infarto, AVC , sintomas neurológicos , febre alta ,traumas recentes com fraturas e cortes com sangramento, que necessitam de atendimento rápido e estrutura com acesso a exames complementares e leitos de observação.
No demais casos que não apresentam quadro de urgência ou de emergência, os pacientes devem procurar atendimento em uma das 16 UBSs distribuÌdas em todo território do município de Marataízes, que funcionam de segunda as sextas de 07 as 16 hs , com equipe profissional completa , oferecendo atendimento com médico, odontólogo, enfermeiro , técnicos de enfermagem , realizando consultas, curativos, vacinação e várias outras atividades de prevenção e promoção da saúde . A exceção é apenas aos sábados, domingos e feriados, quando as UBSs não funcionam.
A secretaria informa ainda que a UPA não é um pronto-socorro hospitalar. Ela complementa a rede de saúde, recebendo pacientes que podem ser estabilizados e, se necessário, encaminhados para hospitais. Os casos menos graves são referenciados para acompanhamento nas UBS.
Também é importante lembrar que consultas de especialidades , procedimentos , exames de média e alta complexidade e cirurgias eletivas são agendadas diretamente nas unidades básicas de saúde (UBSs) por meio digital( sistema de regulação MV SOUL)e posteriormente podendo ser realizadas no Centro de Especialidades Médicas (CEM), localizado na Avenida Lacerda de Aguiar, em frente a Câmara Municipal, assim como por outros prestadores da rede de saúde municipal e estadual.
“Nosso objetivo é melhorar cada vez mais o atendimento à população. Com planejamento, investimento e o empenho da nossa equipe, conseguimos reduzir a superlotação e oferecer um serviço mais eficiente, humano e digno para os marataizenses. Esse é o compromisso da nossa gestão com a saúde de todos”, afirmou Rodrigo Dada Lugão, secretário municipal de Obras, que responde interinamente pela Secretaria de Saúde.

