REGIÃO SERRANA

Rota Azul, com Domingos Martins, Venda Nova e Castelo, deve fomentar turismo nas montanhas

Foto: Lucas Knupp/Setur ES

Os municípios de Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante e Castelo, os três da região serrana capixaba e de influência da colonização alemã e italiana, devem fazer parte de uma nova rota turística. Trata-se da Rota Azul, objeto do Projeto de Lei (PL) 9/2023, de autoria do deputado Gandini (Cidadania).

Considerada de relevante interesse turístico e cultural, a região tem alta frequência de turistas do Brasil e de outros países. A nova rota proposta tem 30,5 quilômetros de extensão. Seu início é no quilômetro 72 da rodovia estadual ES-164, na comunidade de São Paulo do Aracê, em Domingos Martins, passando por Venda Nova do Imigrante e concluindo a rota no Parque Estadual de Forno Grande, em Castelo. 

De acordo com Gandini, a proposição, além de fomentar a atividade econômica do segmento, fortalece os produtores da agricultura familiar com novas opções de renda no turismo rural. Para ele, trata-se de “um roteiro que convida visitantes, turistas e a população de modo geral a conhecerem o melhor da natureza dos três municípios das Montanhas Capixabas, objetivando integrar as propriedades rurais, agroindústrias, empreendimentos e as belezas naturais”, argumenta.

A matéria passará por análise nas comissões de Constituição e Justiça; de Turismo e Desporto; e de Finanças. No dia 14 de fevereiro o autor requereu, junto à Mesa Diretora, que a proposição tramite em regime de urgência. 

Confira mais Notícias

Para obras

Cachoeiro começa essa segunda (19) com trecho da Linha Vermelha interditado

Gastroenterologista

Médico Gedião Seraphim será sepultado nesta Quarta-Feira de Cinzas, em Cachoeiro

Em quatro bairros

Construção de novas unidades de saúde avançam em Cachoeiro

Investimentos

Governo inaugura novos Centros Estaduais de Educação Técnica em Vargem Alta e Castelo

Investimento

Governo do Estado entrega contenção contra deslizamentos em estrada de Mimoso do Sul

Prejuízo

Chuva adia retorno às aulas em algumas escolas de Cachoeiro; veja quais

Nome Novo

Publicitário Roberto Velasco assume Superintendência de Comunicação de Marataízes

Números oficiais

Cachoeiro teve saldos positivos na geração de empregos e abertura de empresas em 2023