REGIÃO SERRANA

Rota Azul, com Domingos Martins, Venda Nova e Castelo, deve fomentar turismo nas montanhas

Foto: Lucas Knupp/Setur ES

Os municípios de Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante e Castelo, os três da região serrana capixaba e de influência da colonização alemã e italiana, devem fazer parte de uma nova rota turística. Trata-se da Rota Azul, objeto do Projeto de Lei (PL) 9/2023, de autoria do deputado Gandini (Cidadania).

Considerada de relevante interesse turístico e cultural, a região tem alta frequência de turistas do Brasil e de outros países. A nova rota proposta tem 30,5 quilômetros de extensão. Seu início é no quilômetro 72 da rodovia estadual ES-164, na comunidade de São Paulo do Aracê, em Domingos Martins, passando por Venda Nova do Imigrante e concluindo a rota no Parque Estadual de Forno Grande, em Castelo. 

De acordo com Gandini, a proposição, além de fomentar a atividade econômica do segmento, fortalece os produtores da agricultura familiar com novas opções de renda no turismo rural. Para ele, trata-se de “um roteiro que convida visitantes, turistas e a população de modo geral a conhecerem o melhor da natureza dos três municípios das Montanhas Capixabas, objetivando integrar as propriedades rurais, agroindústrias, empreendimentos e as belezas naturais”, argumenta.

A matéria passará por análise nas comissões de Constituição e Justiça; de Turismo e Desporto; e de Finanças. No dia 14 de fevereiro o autor requereu, junto à Mesa Diretora, que a proposição tramite em regime de urgência. 

Confira mais Notícias

Doação

Festa de Cachoeiro: cantor Anderson Freire doará cachê para entidades sociais

Sul do ES

Tribunal de Contas recomenda a rejeição das contas de 2020 de Giló, em Mimoso do Sul

Cultura

VII Festival de Leituras Dramáticas Capixabas agita Cachoeiro

Agenda

Festa de Cachoeiro: Festival levará boa comida e artesanato ao Parque de Exposição

Solidariedade

39º edição da Feira da Bondade de Cachoeiro acontecerá em outubro

Governo

Mimoso do Sul recebe novos investimentos do Estado para reconstrução da cidade

Cidades capixabas

Marataízes vence o Desafio Cadastur e impulsiona turismo no Espírito Santo

Serviços

Novos canais para solicitações de iluminação pública em Cachoeiro