Dr. Antônio na coletiva

“Projeto de Ração Balanceada não foi interrompido ou suspenso”, diz Prefeitura de Itapemirim

Com a crise financeira pela qual passa o município de Itapemirim, devido a queda de arrecadação de royalties, a prefeitura realizou exonerações e contingenciamento de despesas. Alguns programas vêm sendo afetados, e produtores rurais temem que a distribuição da ração balanceada para o gado leiteiro também sofra interrupção.

“Com a chegada do inverno (a partir desta quarta-feira,21), quando a pastagem é muito afetada, nosso medo é que a distribuição seja interrompida, o que levaria a uma grande crise no setor. Essa é nossa preocupação, por isso dependemos da prefeitura”, disse um produtor ouvido pela reportagem e que não quis se identificar. 

Com o objetivo de esclarecer a situação, o site Atenasnotícias questionou a administração nesta segunda-feira (19) durante uma coletiva feita pelo prefeito Dr. Antônio Rocha. Segundo ele, o objetivo da prefeitura é chamar os agricultores de Itapemirim “o mais rápido possível” para tratar do assunto, mas não especificou uma data.

Em busca de uma resposta mais concreta para o produtor, o site procurou a Secretaria de Agricultura. Em nota, a administração reforçou o momento de crise, mas negou que haja interrupção na distribuição de farelo:

“O objetivo da administração com a Agricultura de Itapemirim é de implantar novas ideias,  novos projetos. Trabalhar apoiando os produtores(a) em suas atividades, seja na Pecuária, seja na agricultura. Todo o orçamento não só da Secretaria de Agricultura, mas de todos as demais foram afetadas com a queda da arrecadação. Uma situação não esperada. Uma nova realidade encontrada para Itapemirim. Não é de interesse da administração interromper os projetos em andamentos. Porém com a saúde financeira critica, alguns projetos estão sendo revisados de forma responsável e esperando retornar assim que possível. E no projeto de Ração Balanceada, esse não foi interrompido e/ou suspenso pela administração”.

Segundo informações da própria prefeitura, na região de Garrafão, por exemplo, que é uma grande bacia leiteira, a última distribuição aconteceu no dia 17 de maio. Como a distribuição é feita por rota, a prefeitura disse que, em se tratando de todo o município, a última ocorreu no dia 19 de maio, em Assentamento.   

Sobre a distribuição em Garrafão, a informação foi confirmada através de um áudio que circulou entre os produtores nesta data, onde foi feita a convocação por parte da administração para que recebessem o farelo. Não há conhecimento de alguma região que não tenha sido atendida.    

Por fim a administração disse que trabalha para melhorar o setor agropecuário: “Novas propostas para novos trabalhos serão apresentados de forma equilibrada e visando melhorar o atendimento ao setor Agropecuário. O município está vivendo uma nova realidade (sendo exposta a sociedade) onde necessita principalmente de entendimento e compreensão das pessoas. Dessa forma temos a certeza de poder fazer Políticas públicas com transparência”, encerrou. 

Confira mais Notícias

Tempo e temperatura

Brasil deve registrar nova onda de calor até quarta-feira

Agenda

Cerveja na Praça em Muqui está de volta às origens e acontece em outubro

Curta-metragem

Filme resgata imagens raras de Guarapari

Segurança

Cachoeiro de Itapemirim é uma das cidades mais seguras do Espírito Santo, diz Anuário

Homem é preso suspeito de iniciar incêndio em Marechal Floriano

Lagoa do Meio

Governador visita obras e anuncia novos investimentos em Marataízes

Litoral

Marataízes é campeã do Desafio Cadastur e recebe premiação para fortalecer o turismo local

Regência

Praia do Espírito Santo entre as quatro eleitas que vão se tornar santuário do surfe nacional