Dr. Antônio na coletiva

“Projeto de Ração Balanceada não foi interrompido ou suspenso”, diz Prefeitura de Itapemirim

Com a crise financeira pela qual passa o município de Itapemirim, devido a queda de arrecadação de royalties, a prefeitura realizou exonerações e contingenciamento de despesas. Alguns programas vêm sendo afetados, e produtores rurais temem que a distribuição da ração balanceada para o gado leiteiro também sofra interrupção.

“Com a chegada do inverno (a partir desta quarta-feira,21), quando a pastagem é muito afetada, nosso medo é que a distribuição seja interrompida, o que levaria a uma grande crise no setor. Essa é nossa preocupação, por isso dependemos da prefeitura”, disse um produtor ouvido pela reportagem e que não quis se identificar. 

Com o objetivo de esclarecer a situação, o site Atenasnotícias questionou a administração nesta segunda-feira (19) durante uma coletiva feita pelo prefeito Dr. Antônio Rocha. Segundo ele, o objetivo da prefeitura é chamar os agricultores de Itapemirim “o mais rápido possível” para tratar do assunto, mas não especificou uma data.

Em busca de uma resposta mais concreta para o produtor, o site procurou a Secretaria de Agricultura. Em nota, a administração reforçou o momento de crise, mas negou que haja interrupção na distribuição de farelo:

“O objetivo da administração com a Agricultura de Itapemirim é de implantar novas ideias,  novos projetos. Trabalhar apoiando os produtores(a) em suas atividades, seja na Pecuária, seja na agricultura. Todo o orçamento não só da Secretaria de Agricultura, mas de todos as demais foram afetadas com a queda da arrecadação. Uma situação não esperada. Uma nova realidade encontrada para Itapemirim. Não é de interesse da administração interromper os projetos em andamentos. Porém com a saúde financeira critica, alguns projetos estão sendo revisados de forma responsável e esperando retornar assim que possível. E no projeto de Ração Balanceada, esse não foi interrompido e/ou suspenso pela administração”.

Segundo informações da própria prefeitura, na região de Garrafão, por exemplo, que é uma grande bacia leiteira, a última distribuição aconteceu no dia 17 de maio. Como a distribuição é feita por rota, a prefeitura disse que, em se tratando de todo o município, a última ocorreu no dia 19 de maio, em Assentamento.   

Sobre a distribuição em Garrafão, a informação foi confirmada através de um áudio que circulou entre os produtores nesta data, onde foi feita a convocação por parte da administração para que recebessem o farelo. Não há conhecimento de alguma região que não tenha sido atendida.    

Por fim a administração disse que trabalha para melhorar o setor agropecuário: “Novas propostas para novos trabalhos serão apresentados de forma equilibrada e visando melhorar o atendimento ao setor Agropecuário. O município está vivendo uma nova realidade (sendo exposta a sociedade) onde necessita principalmente de entendimento e compreensão das pessoas. Dessa forma temos a certeza de poder fazer Políticas públicas com transparência”, encerrou. 

Confira mais Notícias

Reconhecimento

Itapemirim conquista o Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública 2025

Melhorias

Avenida Etelvina Vivácqua será interditada neste sábado e domingo para interligação de rede de drenagem

Espírito Santo

Saiba quais são os 11 municípios capixabas que estão há mais de um ano sem registrar homicídios

Marataízes ganha um novo ritmo sobre as ondas: nasce o Kaimana Va’a, o clube que promete conquistar a cidade

Cachoeiro

Feirão de Natal BRK oferece até 80% de desconto nas contas de água e esgoto

Oportunidades

Assaí entra na reta final de contratações para loja de Vila Velha

Saneamento

Governo do Estado assina contrato com o BNDES para estruturação do Projeto Universaliza.ES

Grande Vitória

Governo do Estado inicia obras do Expresso GV na Avenida Carlos Lindenberg

plugins premium WordPress