Produção de petróleo e gás no ES deve crescer 11% ao ano até 2027, aponta Observatório Findes

A produção de petróleo e gás no Espírito Santo deve crescer 11,2% ao ano até 2027, é o que aponta 8ª edição do Anuário da Indústria do Petróleo e Gás Natural no ES. Lançado na última terça-feira (08), o documento produzido pelo Observatório Findes reúne os mais importantes dados e análises do setor, além de apresentar projeção de investimentos e de produção de óleo e gás. 

Pelo terceiro ano consecutivo, o Anuário apresenta os cenários da projeção da produção de petróleo e gás natural para o Espírito Santo, divididas em ambiente offshore (no mar) e onshore (em terra). Segundo a gerente executiva do Observatório Findes e economista-chefe da Findes, Marília Silva, o objetivo desse esforço é trazer maior previsibilidade para os agentes do setor, podendo antecipar cenários e pautar ações do poder público e privado. 

“Estimamos que entre 2024 e 2027, tanto a produção total de petróleo, quanto a produção total de gás natural, cresçam no Espírito Santo. Esse aumento decorrerá, principalmente, do Projeto Integrado do Parque das Baleias (IPB), da Petrobras; do campo de Wahoo, sob operação da Prio e do campo de Golfinho, gerido pela BW Energy – todos no ambiente offshore. Já no onshore, a expectativa é de que o aumento da produção venha das recentes descobertas de petróleo constatados nos últimos anos”, comenta Marília Silva. 

A estimativa é que até 2027 o crescimento médio anual de petróleo seja de 11,2%, alcançando um volume de 213,1 mil barris por dia em 2027. No caso do gás natural, as projeções indicam um crescimento médio anual de 10,4% no mesmo período com a produção alcançando um volume de 4,9 milhões de metros cúbicos por dia (m³/dia) em 2027.  

O gerente de Ambiente de Negócios da Findes, Nathan Diir, aponta que para o período completo da projeção, ou seja, entre 2024 e 2030, a expectativa é de um crescimento médio anual de 0,4% na produção de petróleo e de 0,3% na produção de gás natural.  

“A partir de 2028, vamos começar a ver o processo de decaimento natural da produtividade dos campos, que resultará em uma queda na produção offshore. No caso da produção onshore, projetamos que a redução ocorra a partir de 2030. Apesar disso, o volume de produção esperado em 2030 ainda será superior ao que foi produzido em 2024, quando a produção média de petróleo foi de 154,9 mil barris de petróleo por dia e de 3,6 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia (m³/dia)”, explica.

Sobre o Anuário da Indústria de Petróleo e Gás no ES 

O Anuário da Indústria de Petróleo e Gás no Espírito Santo é um documento que reúne os mais importantes dados e análises do setor, além de apresentar uma projeção da produção de óleo e gás até 2030. O material traz, ainda, informações como número de poços perfurados no Estado, investimentos previstos até 2030, arrecadação de royalties e participações especiais, entre outros dados.   

Desde 2017, a Findes, por meio do Observatório Findes e do FCPGE, é pioneira na produção deste importante documento. Neste ano, em sua 8ª edição, o projeto contou com o apoio do Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia (FCPGE); do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); do Governo do Espírito Santo; do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP); da Organização Nacional da Indústria de Petróleo e Gás (Onip); da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (Abpip) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). 

Foto: Yinson/Petrobras

Confira mais Notícias

Regras Novas

Saiba quem será contemplado e como funcionará a isenção do IR

Mercado

Exportações brasileiras batem recorde em outubro, apesar de tarifaço

Oportunidades

Espírito Santo deve criar de 2.800 vagas temporárias no último trimestre do ano

Brasil

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Condições Especiais

REFIS Cachoeiro 2026: Câmara aprova programa de refinanciamento fiscal

Brasil

BMG vai ressarcir cobranças indevidas de empréstimos para aposentados

Mais de 70 expositores

Em Vitória, a Fenarq Design Summit traz novidades do mercado de construção, reforma e decoração

Produção de mel cresce 55% no Espírito Santo; projeto é chegar a mil toneladas até 2032

plugins premium WordPress