Parceria Público-Privada

Prefeitura de Cachoeiro prepara projeto de PPP para instalação de usina de energia solar

Nesta semana, a Prefeitura de Cachoeiro iniciou estudos de viabilidade de Parceria Público-Privada (PPP) para construção e operação de uma usina de energia solar.

O objetivo é garantir a autossuficiência energética das repartições públicas municipais e, em caso de produção excedente, ainda contribuir para abastecer o parque de iluminação pública do município.

Para viabilizar os estudos e modelagem do projeto, a gestão municipal celebrou um acordo de cooperação técnica com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) e o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

Nessa fase, serão analisados aspectos técnicos, jurídicos e econômicos da instalação da Usina Fotovoltaica (UFV), em local a ser apontado pelos levantamentos.  

De acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa), que coordena a iniciativa, a expectativa é de que, em até dois anos, seja possível concluir os estudos e a licitação da PPP, para que a empresa vencedora inicie a instalação da usina.

Com o uso de energia solar em 100% de suas edificações, a Prefeitura busca economizar recursos públicos e contribuir com o desenvolvimento sustentável do município.

“É uma iniciativa que está de acordo com a tendência mundial de uso de fontes alternativas de energia para redução dos impactos ambientais. Além disso, é um investimento que se paga em curto prazo, pela economia que gera”, destaca o secretário Márcio Guedes.

“Esse projeto está alinhado com a cidade inteligente e sustentável que tanto estamos trabalhando para ser. Queremos explorar um potencial do nosso município, que é a luz solar abundante, para gerar uma energia limpa e renovável, que ainda garantirá economia para os cofres públicos”, avalia o prefeito Victor Coelho.

Como funciona uma usina fotovoltaica?

As usinas fotovoltaicas transformam a radiação emitida pelo sol em energia elétrica. Elas contam com um grande número de placas solares, compostas por células fotovoltaicas. Essas células são formadas por materiais semicondutores, como o silício, capazes de transformar a energia solar em corrente elétrica.

Confira mais Notícias

Arte

Filme sobre Guarapari selecionado em festival internacional de cinema

Amor ao próximo

Prefeitura de Cachoeiro decreta luto oficial de três dias pelo falecimento da Irmã Otília

Espírito Santo

Governo do Estado anuncia novos investimentos durante aniversário de 490 anos de Vila Velha

Cidadania

Projeto social Yes Academy inicia treinos com jovens em Vila Velha

É hoje

Prefeitura de Cachoeiro dá posse a 284 professores do cadastro de reserva nesta terça (20)

Mais Fluidez

Prefeitura de Cachoeiro inicia melhorias no trânsito do trevo do IBC

Parceria Público-Privada

Prefeitura de Marataízes discute investimentos em saneamento e abastecimento de água

Afrodisíaca Alimentos

Prefeito de Cachoeiro decretará luto oficial de três dias pelo falecimento de Gilson Rosa

plugins premium WordPress