Em Cachoeiro

Pesquisa eleitoral com Ferraço em primeiro lugar é irregular, considera a Justiça Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo determinou ontem, sexta-feira (2), que o pré-candidato a prefeito de Cachoeiro,Theodorico de Assis Ferraço (PP), e o site Aqui Notícias retirem do ar a divulgação da pesquisa eleitoral ES-04401/2024.

No dia 29 de julho, o veículo de imprensa divulgou pesquisa que trazia o pré-candidato do PP liderando com mais de 30 pontos de vantagem com relação aos demais candidatos. Porém, ao ser analisada pela Justiça, verificou-se que a tal pesquisa não cumpriu os requisitos obrigatórios para que seja considerada idônea e foi divulgada com informações genéricas e sem a devida complementação legal.

Na decisão liminar, o juiz eleitoral Roney Guerra afirmou que “não foram cumpridos os requisitos exigidos pelo art. 2º, § 7º, I e IV, da resolução de regência”. Esta resolução determina que a partir do dia em que a pesquisa puder ser divulgada e até o dia seguinte, o registro seja complementado com a relação dos bairros abrangidos ou a área em que foi realizada, o número de eleitoras e eleitores pesquisados em cada setor censitário e a composição quanto a gênero, idade, grau de instrução e nível econômico, sob pena de ser a pesquisa considerada não registrada.

Como essas características não foram devidamente registradas e informadas, a pesquisa é considerada irregular.

A decisão atendeu à denúncia apresentada pelo pelo partido Agir e foi encaminhada à imprensa pelo núcleo de coordenação da campanha de Diego Libardi (Republicanos), pré-candidato a prefeito de Cachoeiro.

Imagem de capa: ilustrativa

Confira mais Notícias

Eleições 2024

Justiça Eleitoral confirma candidatura de Diego Libardi em Cachoeiro

Eleições 2024

Carlos Casteglione assina Termo de Compromisso com Servidores Municipais de Cachoeiro

Justiça

Musk ameaça e critica Moraes no X após ter sido intimado por ministro

Eleições 2024

Lorena Vasques desafia Ferraço para comparecer a debate

Eleições 2024

Diego Libardi terá mais tempo de propaganda eleitoral em Cachoeiro

Parlamento

Projetos que limitam ação do STF avançam na Câmara dos Deputados

Inteligência Artificial e Voto

TSE regra uso de IA em campanhas eleitorais

Eleições 2024

Pardal recebe denúncias de propaganda eleitoral irregular