Análise Política

Perfil conciliador leva Alexandre Maitan à presidência da Câmara de Cachoeiro

Experiente e conciliador, no seu quinto mandato consecutivo como vereador, Alexandre Maitan (União Brasil) foi eleito por unanimidade nesta quarta-feira (1) para presidir a Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim.

O novo presidente contou com movimentação do grupo ferracista para ser eleito, mas apenas nos dias finais. A candidatura dele evoluiu pelas suas próprias qualidades políticas e também porque outras tentativas não foram bem sucedidas. Outros nomes tentaram, mas sucumbiram ao processo antes mesmo de adquirir força.

Pode-se dizer que o governo acabou aderindo ao nome de Maitan porque viu um caminho já bem encaminhado entre os vereadores e aí entrou em campo para o xeque-mate. As movimentações foram feitas pelo vice-prefeito Juninho Corrêa (Novo) e pela secretária de Saúde Renata Fiório. Mas claro que não se imagina que isso tenha ocorrido sem o aval do prefeito Theodorico Ferraço (PP).

Diante desse cenário, pode-se dizer que o prefeito Ferraço saiu vitorioso no seu primeiro teste junto aos vereadores, o que não significa necessariamente que terá vida fácil na Câmara porque sempre tem os insatisfeitos. Mas iniciou bem seu mandato no campo político.

Mas a verdade verdadeira é que o perfil do vereador Maitan foi o seu grande trunfo para ser eleito. Sereno, pacificador, com longa experiência na Câmara, o novo presidente não tem adversários. Faz uma política limpa, pelo que se sabe. Construiu sua história vitoriosa em um trabalho persistente de busca pelo voto nas suas bases interioranas.

Se um prefeito gosta de governabilidade, Maitan é esse nome e não vai colocar nenhuma casca de banana no caminho ferracista. Aliás, Ferraço e ele se reencontram depois de um longo tempo, já que compuseram chapa de prefeito e vice em 2008.

O destino aproximou os dois novamente, cada qual no seu quadrado. No que depender do novo presidente, espera-se um mandato ferracista sem dificuldades maiores no que diz respeito aos trâmites internos das matérias de interesse governamental.

Maitan será o presidente no biênio 25/26, tendo ao seu lado Coronel Fabrício (PL) como vice-presidente, Vitor Azevedo (Podemos) como primeiro secretário e Marcos Coelho (PSB) como segundo secretário. Ou seja, dois novatos também aparecem bem na fotografia inicial da nova composição legislativa. E Marcos, velho conhecido da política local, também ressurge na Mesa Diretora discretamente.

Definitivamente, o ano começou em Cachoeiro. Vamos ver pra onde vamos.

Confira mais Notícias

Vereador Eleito

Thiago Neves, o garoto prodígio do PSB

Análise Política

Fernando Moura, a novidade boa na transição de Ferraço

Análise Política

Ferraço não vai a debate, cria fato novo e põe sua eleição em risco

Análise Política

Polarização, o terror de Ferraço nas urnas – por Ilauro Oliveira

Análise política

Pelé ouviu seu pai, Dondinho; Ferraço deve ouvir a História: parar no auge

Derrubador de gigantes, Casteglione avisa: “Serei candidato em qualquer cenário”

Análise política

As mexidas de Victor Coelho dão novo fôlego ao governo

Venda Nova do Imigrante

Paulinho Mineti marca gol de placa e consolida seu nome na região Sul-Serrana

plugins premium WordPress