“O TC deve ser reconhecido como um órgão comprometido com a melhoria da gestão pública”, destaca Domingos Taufner, após eleição

Eleito presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) para o biênio 2024-2025, o conselheiro Domingos Augusto Taufner anunciou, como sua principal diretriz, uma gestão em prol da efetividade do Controle Externo, potencializando o trabalho de todos da instituição, entre conselheiros, conselheiros substitutos, Ministério Público de Contas, área técnica, e todos os servidores e servidoras, além da parceria com entidades externas.

A definição do próximo Corpo Diretivo do TCE-ES foi realizada em sessão plenária na terça-feira (31).

Em seu discurso, após a proclamação do resultado da votação, Taufner destacou que em sua gestão será dada continuidade à aproximação com a sociedade, inclusive com o uso de linguagem simples em documentos e comunicados. “É importante que a sociedade cada vez mais reconheça no Tribunal de Contas um órgão comprometido com a melhoria da gestão pública”, afirmou.

Ele frisou que o trabalho desempenhado por todos da Corte de Contas, cada um em sua função, contribuiu para a conquista de uma gestão de excelência do tribunal, fato que inclusive é reconhecido externamente. A qualidade também fica demonstrada com a grande quantidade de produtos lançados pelo Tribunal. Tudo isso tem permitido o avanço da Administração Pública como um todo, segundo o conselheiro.

“Esse trabalho que é feito pelo nosso Tribunal, orientando os gestores públicos sem prejuízo de uma fiscalização efetiva sobre o seu trabalho, contribui muito para que o Estado e os seus municípios tenham índices fiscais satisfatórios, o que possibilita que tenham mais investimentos, tanto em infraestrutura, quanto na área social.”

Histórico

O conselheiro Domingos Taufner relembrou as “sementes que foram plantadas no passado, mesmo com as dificuldades inerentes à época”. Entre elas, os concursos públicos realizados a partir da década de 1990, principalmente para compor a área técnica; o sistema informatizado para o recebimento de dados, Sisaud, que lançou as bases do sistema Cidades e do Painel de Controle; e também o trabalho da Escola de Contas.

“Liderar essa corte é uma honra para mim e faremos todos os esforços possíveis para continuar com esse trabalho”, enfatizou ele, que já presidiu o TCE-ES no biênio 2014-2015.

Taufner também registrou a importância da imprensa, considerada parte do processo democrático, posicionando-se em defesa de que os órgãos públicos e seus dirigentes devam esclarecer os seus atos à sociedade.

“E num momento em que notícias falsas dominam as redes sociais é importante que apoiemos o trabalho do jornalismo profissional, pois ele não solta notícias irresponsavelmente, ele checa as fontes, ele ouve o outro lado”.

Acrescentou que é graças à credibilidade da imprensa que é possível conferir a veracidade de informações que viralizam. “As pessoas recorrem à consulta aos meios de comunicação que são produzidos pelo jornalismo profissional ou também as agências de checagem, pois sabem que eles têm o compromisso com a credibilidade e podem ser responsabilizados pelo que publicam”, avalia.

Previdência

Além de continuar com o trabalho de acompanhamento a gestão fiscal do Estado e dos municípios, Domingos citou uma de suas preocupações relevantes sobre os municípios que têm Regime Próprio de Previdência (RPPS). Esta área, inclusive, é uma das que o conselheiro registra relevante atuação em sua trajetória, como professor e palestrante de Direito Previdenciário.

“Hoje alguns estão com dificuldades de pagar suas contas, então é necessário que o tribunal acompanhe melhor isso. Temos vários com déficit. Vamos trabalhar para que o tribunal incentive que os municípios façam a reforma da Previdência, aderindo aos termos da Emenda 103/2019. É importante que os municípios consigam racionalizar os pagamentos previdenciários, para que os nossos servidores públicos tenham condições de receber no futuro. É um dos pontos que temos que focar”, revelou.

O conselheiro também destacou a importância do Planejamento Estratégico do tribunal, que está sendo finalizado este ano, e que, juntamente com os projetos prioritários, será uma ferramenta para auxiliar a condução de sua gestão.

Confira mais Notícias

Eleições 2024

Justiça Eleitoral confirma candidatura de Diego Libardi em Cachoeiro

Eleições 2024

Carlos Casteglione assina Termo de Compromisso com Servidores Municipais de Cachoeiro

Justiça

Musk ameaça e critica Moraes no X após ter sido intimado por ministro

Eleições 2024

Lorena Vasques desafia Ferraço para comparecer a debate

Eleições 2024

Diego Libardi terá mais tempo de propaganda eleitoral em Cachoeiro

Parlamento

Projetos que limitam ação do STF avançam na Câmara dos Deputados

Inteligência Artificial e Voto

TSE regra uso de IA em campanhas eleitorais

Eleições 2024

Pardal recebe denúncias de propaganda eleitoral irregular