PARCERIA

Muqui assina convênio com Tribunal de Justiça para acelerar digitalização de processos

O presidente do Tribunal da Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Fábio Clem de Oliveira, o presidente do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) do TJES, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, o prefeito do município, Hélio Carlos Ribeiro Cândido (Cacalo), e a juíza diretora do Foro de Muqui, Raphaela Borges Micheli Tolomei firmaram, nesta segunda-feira (17/10), um convênio de cooperação técnica.

A assinatura do documento insere a Comarca no projeto de política pública do Poder Judiciário do Espírito Santo que visa acelerar a transformação de processos físicos em arquivos digitais e promover a modernização da Justiça Estadual.

O presidente do CGTIC, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, agradeceu ao Município, que foi sua primeira comarca de atuação, e destacou a relevância do convênio para Muqui: “É um projeto, realmente, para as gerações futuras. Um projeto para evitar desperdício de dinheiro. Só a morosidade do judiciário causa hoje uma perda, por ano, de duzentos milhões de reais na economia do Espírito Santo”, pontuou o magistrado.

O prefeito Hélio Cândido falou sobre a importância do convênio firmado: “O nosso tempo passa, lá na frente nós vamos falar assim: tentamos fazer o melhor para o município e para todo mundo que depende do município”, expressou.

Por fim, o presidente do TJES, desembargador Fabio Clem de Oliveira  manifestou seu agradecimento pela adesão do município e esclareceu os objetivos do processo de digitalização: “Eu achava que isso fosse, até peço desculpas por usar essa palavra, “desumanizar” o Poder Judiciário. No entanto, cheguei à conclusão que isso não é verdade, porque o processo judicial eletrônico é apenas um meio para a gente trabalhar. As pessoas são insubstituíveis, imprescindíveis para a gente e nós precisamos fazer disso uma política de todo mundo”, enfatizou.

De acordo com o desembargador Pedro Valls Feu Rosa, 61 mil processos físicos já foram digitalizados no Estado.

Macrodesafios:

Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional

Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e proteção de dados

Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária

Confira mais Notícias

Oportunidade

Feira de Negócios de Cachoeiro terá 11º Mutirão de Negociação de Dívidas do Procon

Serviço

Van da EDP chega a Cachoeiro e oferece serviços de troca de lâmpadas e negociação de dívidas

Procon

Feira de Negócios de Cachoeiro terá mutirão de negociação de dívidas

Itapemirim

Conselho da Área de Proteção Ambiental Lagoa de Guanandy inicia atividades com novos membros

Anchieta e Presidente Kennedy

Vale entrega projeto básico da Ferrovia Kennedy ao Governo do Espírito Santo; veja o vídeo

Notícia Serrana

Vargem Alta ganha nova sede da Prefeitura e novos equipamentos esportivos

Cultura

Rubem Braga é eleito autor mais representativo do estado

Arte

Painel artístico de 20 metros de altura chama atenção no centro de Cachoeiro de Itapemirim