PARCERIA

Muqui assina convênio com Tribunal de Justiça para acelerar digitalização de processos

O presidente do Tribunal da Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Fábio Clem de Oliveira, o presidente do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) do TJES, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, o prefeito do município, Hélio Carlos Ribeiro Cândido (Cacalo), e a juíza diretora do Foro de Muqui, Raphaela Borges Micheli Tolomei firmaram, nesta segunda-feira (17/10), um convênio de cooperação técnica.

A assinatura do documento insere a Comarca no projeto de política pública do Poder Judiciário do Espírito Santo que visa acelerar a transformação de processos físicos em arquivos digitais e promover a modernização da Justiça Estadual.

O presidente do CGTIC, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, agradeceu ao Município, que foi sua primeira comarca de atuação, e destacou a relevância do convênio para Muqui: “É um projeto, realmente, para as gerações futuras. Um projeto para evitar desperdício de dinheiro. Só a morosidade do judiciário causa hoje uma perda, por ano, de duzentos milhões de reais na economia do Espírito Santo”, pontuou o magistrado.

O prefeito Hélio Cândido falou sobre a importância do convênio firmado: “O nosso tempo passa, lá na frente nós vamos falar assim: tentamos fazer o melhor para o município e para todo mundo que depende do município”, expressou.

Por fim, o presidente do TJES, desembargador Fabio Clem de Oliveira  manifestou seu agradecimento pela adesão do município e esclareceu os objetivos do processo de digitalização: “Eu achava que isso fosse, até peço desculpas por usar essa palavra, “desumanizar” o Poder Judiciário. No entanto, cheguei à conclusão que isso não é verdade, porque o processo judicial eletrônico é apenas um meio para a gente trabalhar. As pessoas são insubstituíveis, imprescindíveis para a gente e nós precisamos fazer disso uma política de todo mundo”, enfatizou.

De acordo com o desembargador Pedro Valls Feu Rosa, 61 mil processos físicos já foram digitalizados no Estado.

Macrodesafios:

Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional

Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e proteção de dados

Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária

Confira mais Notícias

Para obras

Cachoeiro começa essa segunda (19) com trecho da Linha Vermelha interditado

Gastroenterologista

Médico Gedião Seraphim será sepultado nesta Quarta-Feira de Cinzas, em Cachoeiro

Em quatro bairros

Construção de novas unidades de saúde avançam em Cachoeiro

Investimentos

Governo inaugura novos Centros Estaduais de Educação Técnica em Vargem Alta e Castelo

Investimento

Governo do Estado entrega contenção contra deslizamentos em estrada de Mimoso do Sul

Prejuízo

Chuva adia retorno às aulas em algumas escolas de Cachoeiro; veja quais

Nome Novo

Publicitário Roberto Velasco assume Superintendência de Comunicação de Marataízes

Números oficiais

Cachoeiro teve saldos positivos na geração de empregos e abertura de empresas em 2023