Brecou

Lula veta projeto que aumenta de 513 para 531 o número de deputados federais

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, vetou integralmente o projeto que amplia o número de deputados federais de 513 para 531 a partir de 2027. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (17).

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 177/23, de autoria da deputada Dani Cunha (União-RJ), havia sido aprovado em junho, após ajustes na Câmara dos Deputados e pelo Senado. O impacto orçamentário anual estimado era de R$ 64,8 milhões.

População x vagas
A Constituição Federal determina que a representação parlamentar na Câmara dos Deputados seja proporcional à população dos estados e do Distrito Federal. Em 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF) cobrou o ajuste dessa proporcionalidade, e a Câmara optou pelo aumento de vagas.

A Presidência da República argumentou que vetou o projeto porque o texto aprovado pelo Congresso é “inconstitucional e contraria o interesse público” por descumprir a lei orçamentária e as regras fiscais.

“A medida acarreta aumento de despesas obrigatórias sem a completa estimativa de impacto orçamentário, de previsão de fonte orçamentária e de medidas de compensação, onerando a União e os entes federativos”, informou o governo.

Análise final do Congresso
O veto presidencial agora será analisado pelo Congresso, em sessão a ser marcada. Para derrubar um veto é necessária a maioria absoluta dos votos de deputados (257) e de senadores (41), computados separadamente.

Caso o veto seja mantido, a redistribuição das vagas na Câmara dos Deputados (mantendo o limite atual de 513) será feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 1º de outubro, conforme decisão do STF.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Confira mais Notícias

Acharam

Deputada Carla Zambelli é presa na Itália

Parlamentar Capixaba

Moraes determina bloqueio de contas do senador Marcos do Val, do Espírito Santo

Fala Presidente!

Marcelo Santos faz balanço do primeiro semestre na Assembleia Legislativa do Espírito Santo

Alta na Renda

958 mil famílias superam a pobreza e deixam o Programa Bolsa Família

Nos EUA

Eduardo Bolsonaro diz que não vai renunciar ao mandato de deputado

Filho do ex-presidente

Eduardo aumenta ilícitos após tornozeleira em Bolsonaro, diz Moraes

Ex-Presidente

PF cumpre mandados na casa de Jair Bolsonaro, que usará tornozeleira

Ex-Presidente

“Suprema humilhação”, diz Bolsonaro sobre tornozeleira eletrônica

plugins premium WordPress