De novo

Justiça eleitoral manda suspender pesquisa que aponta Ferraço em primeiro em Cachoeiro

A Justiça Eleitoral de Cachoeiro de Itapemirim atendeu, no último sábado (17), pedido da Coligação Cachoeiro em Primeiro Lugar para suspender a divulgação de uma pesquisa eleitoral que apontava o candidato Theodorico de Assis Ferraço (PP) em primeiro lugar na preferência dos cachoeirenses. A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Pesquisas Perfil Ltda e divulgada pelos veículos Notícia Capixaba e ES Hoje, além das redes sociais de Ferraço.

Na decisão, o juiz eleitoral Roney Guerra entendeu que o instituto não forneceu as informações complementares exigidas pela lei dentro do prazo, como a lista de bairros abrangidos, o número de eleitores pesquisados em cada bairro e a composição quanto a gênero, idade, grau de instrução e nível econômico das pessoas entrevistadas.

Ele afirma que “no tocante ao perigo na demora, tenho que o mesmo está consubstanciado na contínua mácula ao processo eleitoral enquanto perdurar a divulgação de pesquisa supostamente irregular”. Assim, acatou o argumento da Coligação que alegou que “a divulgação da pesquisa sem a complementação das informações impede a fiscalização, sendo capaz de gerar dano de grande proporção”, ou seja, pode fazer a população acreditar em números que não podem ser comprovados como verdadeiros.

A pesquisa foi divulgada sem que todas as informações previstas em lei fossem apresentadas. Decisão dá um dia de prazo para retirada das divulgações, sob multa de R$ 50 mil em caso de descumprimento_

Não é a primeira pesquisa que traz Ferraço em primeiro lugar que é suspensa pela Justiça Eleitoral. No último dia 2 de agosto, a justiça mandou o veículo Aqui Notícias tirar do ar outra pesquisa, em que o candidato do PP também aparecia à frente dos demais, por não cumprir as determinações legais para ser considerada idônea. 

Confira mais Notícias

Itapemirim

Geninho da “olé” em Tiago Peçanha, toma PSB e fortalece sua candidatura a prefeito

Reviravolta Política

PSD abandona Dr. Thiago Peçanha e fecha com Geninho em Itapemirim

Eleições 2024

Justiça Eleitoral confirma candidatura de Diego Libardi em Cachoeiro

Eleições 2024

Carlos Casteglione assina Termo de Compromisso com Servidores Municipais de Cachoeiro

Justiça

Musk ameaça e critica Moraes no X após ter sido intimado por ministro

Eleições 2024

Lorena Vasques desafia Ferraço para comparecer a debate

Eleições 2024

Diego Libardi terá mais tempo de propaganda eleitoral em Cachoeiro

Parlamento

Projetos que limitam ação do STF avançam na Câmara dos Deputados