Seca

Itapemirim decreta Situação de Emergência por causa da seca

A escassez de água tem afetado o município, principalmente, na área rural, que tem acumulado prejuízos com a queda na produção leiteira, perdas de pastagens e lavouras, aumento no custo do alimento para o gado, além de agravar o crescimento das ocorrências de incêndios florestais, por todo Itapemirim. Diante a situação crítica, após estudos técnicos e relatórios apresentados pela Secretaria de Agricultura e pelo Departamento Municipal de Defesa Civil, o Prefeito de Itapemirim, Dr. Antônio da Rocha Sales, decretou situação de emergência do tipo estiagem.

O decreto nº 19.136/2022 de 31 de agosto de 2022, que tem validade de 180 (cento e oitenta dias), autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de resposta ao desastre e recuperação das áreas afetadas, reestabelecendo a normalidade.

De acordo com a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, 90% dos Pecuaristas do Município de Itapemirim tem como atividade a pecuária de leite, e houve diminuição na produção do leite de, aproximadamente, 2.080.311 no volume de litros em comparação ao semestre do ano de 2021, totalizando R$6.659.896,64 de perda para os Produtores. Já a atividade da Pecuária, destinada à comercialização em arrobas de bovinos, teve diminuição referente à perda mensal do peso em arrobas X perda em valor monetário real de, aproximadamente, R$8.137.675,00, sendo que estas estimativas estão calculadas para o corrente mês, podendo agravar-se para os próximos meses.

O Prefeito determinou que sejam adotadas todas as medidas necessárias para fornecer o alimento para o gado dos produtores, recuperação das pastagens e das produções agrícolas. “Hoje, o município fornece farelo para o gado leiteiro, no entanto, com a situação crítica que estamos passando, pretendemos distribuir também o miojo”, afirmou o Prefeito, ressaltando que tudo será feito conforme discussão e aprovação do conselho de agricultura. “Cada setor tem as suas necessidades e faremos o possível para minimizar o prejuízo dos munícipes”, finalizou.

Confira mais Notícias

Saúde

Espírito Santo tem 194 novos profissionais do Mais Médicos, aumento de 52%

Serviços

Em Cachoeiro, operação da PPP da Iluminação Pública terá início autorizado na próxima semana

Oportunidades

Em Cachoeiro, Agersa prepara Concurso Público para provimento de cargos efetivos

Obras

Prefeitura de Cachoeiro busca investimento para implementar programa de desenvolvimento local

De 4 a 7

Edição 2024 da Exposul Rural será realizada em abril, em Cachoeiro de Itapemirim

Sistema de esgoto adequado é acessado por 3 em cada 4 brasileiros

Desconto

Refis: prazo para negociação de dívidas em Cachoeiro termina na próxima segunda (26)

Para obras

Cachoeiro começa essa segunda (19) com trecho da Linha Vermelha interditado