Seca

Itapemirim decreta Situação de Emergência por causa da seca

A escassez de água tem afetado o município, principalmente, na área rural, que tem acumulado prejuízos com a queda na produção leiteira, perdas de pastagens e lavouras, aumento no custo do alimento para o gado, além de agravar o crescimento das ocorrências de incêndios florestais, por todo Itapemirim. Diante a situação crítica, após estudos técnicos e relatórios apresentados pela Secretaria de Agricultura e pelo Departamento Municipal de Defesa Civil, o Prefeito de Itapemirim, Dr. Antônio da Rocha Sales, decretou situação de emergência do tipo estiagem.

O decreto nº 19.136/2022 de 31 de agosto de 2022, que tem validade de 180 (cento e oitenta dias), autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de resposta ao desastre e recuperação das áreas afetadas, reestabelecendo a normalidade.

De acordo com a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, 90% dos Pecuaristas do Município de Itapemirim tem como atividade a pecuária de leite, e houve diminuição na produção do leite de, aproximadamente, 2.080.311 no volume de litros em comparação ao semestre do ano de 2021, totalizando R$6.659.896,64 de perda para os Produtores. Já a atividade da Pecuária, destinada à comercialização em arrobas de bovinos, teve diminuição referente à perda mensal do peso em arrobas X perda em valor monetário real de, aproximadamente, R$8.137.675,00, sendo que estas estimativas estão calculadas para o corrente mês, podendo agravar-se para os próximos meses.

O Prefeito determinou que sejam adotadas todas as medidas necessárias para fornecer o alimento para o gado dos produtores, recuperação das pastagens e das produções agrícolas. “Hoje, o município fornece farelo para o gado leiteiro, no entanto, com a situação crítica que estamos passando, pretendemos distribuir também o miojo”, afirmou o Prefeito, ressaltando que tudo será feito conforme discussão e aprovação do conselho de agricultura. “Cada setor tem as suas necessidades e faremos o possível para minimizar o prejuízo dos munícipes”, finalizou.

Confira mais Notícias

Procon

Feira de Negócios de Cachoeiro terá mutirão de negociação de dívidas

Itapemirim

Conselho da Área de Proteção Ambiental Lagoa de Guanandy inicia atividades com novos membros

Anchieta e Presidente Kennedy

Vale entrega projeto básico da Ferrovia Kennedy ao Governo do Espírito Santo; veja o vídeo

Notícia Serrana

Vargem Alta ganha nova sede da Prefeitura e novos equipamentos esportivos

Cultura

Rubem Braga é eleito autor mais representativo do estado

Arte

Painel artístico de 20 metros de altura chama atenção no centro de Cachoeiro de Itapemirim

Agenda

Com parque de diversões e shows nacionais, Festa de Cachoeiro será atração do fim de semana

Reconhecimento

Gedson Alves assume Secretaria de Saúde de Cachoeiro