Em Cachoeiro

Flamboyant da Câmara: árvore centenária não precisará ser cortada

O tradicional e belíssimo flamboyant que enfeita a praça Jerônimo Monteiro, em frente à fachada da Câmara Municipal de Cachoeiro, não precisará mais ser cortado. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa de Leis, Brás Zagotto (Podemos), durante uma sessão ordinária.

De acordo com Brás, uma empresa especializada foi contratada para realizar o serviço de poda, retirada de erva daninha e cupins. “Eu e o diretor Wilson Dillem entramos em contato com essa empresa e um responsável esteve aqui e fez uma análise. Segundo eles, é possível preservar a árvore realizando uma limpeza completa, sem que seja necessário cortá-la”.

O trabalho foi realizado no último final de semana e o investimento foi de R$ 2.950,00. “É um valor justo, com bom custo-benefício. A empresa vai realizar os cuidados necessários e retirar toda a sujeira. Desta forma conseguiremos preservar esse Flamboyant que é histórico, um verdadeiro símbolo do nosso município”, comemora Zagotto.

Em maio de 2022, a pedido da Câmara, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou um diagnóstico sobre as condições da árvore e concluiu que ela estava correndo perigo de queda, devido a um grande buraco, feito por cupins em seu interior. Para evitar o risco a pedestres, veículos e ao próprio prédio da Câmara, um relatório preliminar recomendava o corte.

“Na época ficamos muito tristes com a notícia, que teve grande repercussão na cidade. Representantes de entidades ligadas ao meio ambiente pediram que buscássemos alternativas para evitar a supressão. Ficamos esperando o laudo definitivo da Semma ou uma solução do que poderia ser feito para salvar a árvore. Felizmente conseguimos essa empresa que trouxe uma solução satisfatória”, ressalta o presidente do Legislativo.

Confira mais Notícias

Lancha com turistas capixabas explode em Cabo Frio

Prefeitura de Irupi se torna 1ª cidade do Espírito Santo a extinguir papeis em processos públicos

Doação

Festa de Cachoeiro: cantor Anderson Freire doará cachê para entidades sociais

Sul do ES

Tribunal de Contas recomenda a rejeição das contas de 2020 de Giló, em Mimoso do Sul

Cultura

VII Festival de Leituras Dramáticas Capixabas agita Cachoeiro

Agenda

Festa de Cachoeiro: Festival levará boa comida e artesanato ao Parque de Exposição

Solidariedade

39º edição da Feira da Bondade de Cachoeiro acontecerá em outubro

Governo

Mimoso do Sul recebe novos investimentos do Estado para reconstrução da cidade