Saúde

Falta de consultas regulares aumenta chance de doenças graves na visão


Foto: Prefeitura de Três Barras/Divulgação

Fonte: Agência Brasil

A falta de consultas oftalmológicas regulares pode levar ao atraso no diagnóstico e, consequentemente, no tratamento de doenças oculares graves e irreversíveis, incluindo glaucoma, catarata, retinopatia diabética, degenerações e mesmo tumores. O alerta é do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)

Em nota, a entidade alerta que, sem as chamadas consultas regulares, onde o paciente passa por exames preventivos, o risco aumenta, enquanto o diagnóstico tardio reduz as chances de cura ou de êxito nos tratamentos oftalmológicos. 

De acordo com o CBO, a primeira consulta do bebê deve ocorrer entre os 6 meses e o primeiro ano de vida, com o objetivo de detectar e tratar qualquer falha no desenvolvimento visual da criança. Uma nova consulta deve ser entre os 3 e os 6 anos.

Adolescentes de 12 a 18 anos também devem passar por avaliação oftalmológica completa enquanto adultos a partir dos 40 anos devem agendar consultas anuais. “Em caso de diagnóstico de doenças, a periodicidade necessária deve ser determinada pelo médico oftalmologista”, completou a entidade. 

Entre os fatores de risco para problemas de visão a serem relatados durante as consultas estão a presença de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e condições reumatológicas, além do histórico familiar de qualquer tipo de transtorno ocular. 

Encontro

A partir desta quarta-feira (27), o CBO realiza o 69º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, em Curitiba. O evento deve reunir especialistas, pesquisadores e representantes de inovações tecnológicas recentes voltadas para a saúde ocular. O encontro segue até o próximo sábado (30). 

Confira mais Notícias

Copa do Brasil

Cruzeiro bate Atlético por 2 a 0, Vasco e Botafogo empatam e Corinthians vence; veja a rodada

Comunicação

Parceria entre EBC e UFES retoma Rádio FM em Vitória

Sortudo

Aposta simples do Rio de Janeiro leva sozinha R$ 33,7 milhões na Mega-Sena

Canarinhos

Ancelotti investe em novos jogadores em convocação para Eliminatórias

Artista

Morre no Rio de Janeiro o cartunista Jaguar, aos 93 anos

Mengão

Em jogo repleto de emoção, Flamengo conquista Intercontinental Sub-20

2 a 0

Flamengo derrota o Internacional e avança na Libertadores

Território Capixaba

ES ultrapassa 2 milhões de mudas plantadas e reafirma liderança nacional em recuperação da Mata Atlântica

plugins premium WordPress