Repercussão

“Exonerações tiram o Podemos da base de Victor Coelho”, diz Allan Ferreira; partido tem 3 vereadores

As exonerações realizadas pelo prefeito Victor Coelho (PSB) e publicadas no Diário Oficial desta terça-feira, 2 de janeiro de 2024, terão repercussão no mundo político de Cachoeiro de Itapemirim.

A primeira veio do deputado estadual Allan Ferreira (Podemos). Por telefone, ao site Atenasnotícias, o parlamentar disse que as exonerações das ex-secretárias Márcia Bezerra e Luana Fonseca vão tirar o partido da base política do prefeito.

“Elas são fundadoras do partido em Cachoeiro e são nossas aliadas. Elas saindo, o Podemos também vai sair da base de apoio do prefeito. Entendemos que o prefeito não nos quer mais”, disse Allan.

Segundo o deputado, essa decisão já está alinhada com o presidente estadual do Podemos, deputado federal Gilson Daniel. “Já está tudo alinhado com nosso presidente. Fizeram a escolha deles e o Podemos não está nos planos”.

Podemos tem três vereadores

Caso a decisão do partido seja realmente essa, a base política do prefeito Victor Coelho na Câmara de Cachoeiro pode sofrer um grande revés. Isso porque o Podemos tem nada menos que três vereadores. Um deles o presidente da Casa, Brás Zagotto. Os outros são Delandi Macedo e Rodrigo Sandi.

Perguntado se os vereadores vão seguir essa decisão, já que todos são aliados do prefeito nas votações da Casa, Allan foi taxativo: “Terão livre arbítrio. Se precisarem daremos a cartas de saída do partido, sem perderem o mandato”.

Relação com Casagrande

O deputado Allan Ferreira fez questão de frisar que as decisões em âmbito municipal não alteram o seu comportamento em relação ao Governo estadual, de quem é aliado. O governador Renato Casagrande é do PSB, mesmo partido do prefeito cachoeirense.

“Nosso comportamento na Assembleia Legislativa é o mesmo, o de aliado de Casagrande. Continuaremos votando o que é importante para o Espírito Santo. As decisões na esfera municipal ficam na esfera municipal”, explicou.

Contexto Político

Allan Ferreira foi eleito com o apoio de Victor Coelho. Porém, neste momento é pré-candidato à prefeitura de Cachoeiro sem o apoio do prefeito, que faz movimento em favor da secretária de Obras, Lorena Vasques.

Confira mais Notícias

Itapemirim

Geninho surpreende e chama seu vice, Ciel Mota, para o secretariado

No Espírito Santo foram 72,09%

Oito em 10 prefeitos que tentaram reeleição conquistaram novo mandato

Apenas 13% dos eleitos são mulheres

Quase 9 em cada 10 prefeitos eleitos são homens; 66% são brancos

Balanço Geral

Vereadores reeleitos são 40% dos escolhidos para câmaras municipais 

Campeão de votos

Eraldo Duarte é o vereador mais votado em Marataízes; confira os eleitos

Capital

Karla Coser é campeã de votos em Vitória; veja os eleitos

Mais votado

Joceir Cabral é campeão de votos em Itapemirim; veja os vereadores eleitos

Litoral

Apoiado por Petri, Léo Português vence em Anchieta; confira os vereadores eleitos