Sua Saúde

Estado recebe a primeira remessa de doses de vacina contra dengue nesta quinta-feira (22)

O Espírito Santo vai receber nesta quinta-feira (22) a primeira remessa de doses das vacinas contra a dengue para o início da imunização das crianças de 10 e 11 anos em municípios elencados pelo Ministério da Saúde (MS). Serão 58.530 doses de vacina a serem distribuídas para 23 cidades que compõem a Região Metropolitana de Saúde – conforme Plano Diretor de Regionalização da Secretaria da Saúde (Sesa).

A informação foi confirmada nesta quarta-feira (21) pelo órgão federal, ainda sem a confirmação do horário de chegada, e divulgada pelo governador Renato Casagrande em rede social. Embora o Programa Nacional de Imunizações (PNI) tenha definido a faixa etária estratégica incorporada como de 10 a 14 anos, a recomendação do órgão é que a vacinação seja iniciada pela administração da primeira dose em crianças de 10 e 11 anos.

Esta recomendação tem como objetivo ampliar o número de municípios e o acesso da população-alvo a receberem a primeira dose no menor tempo possível e diante do número limitado de doses disponíveis no momento. Ao todo, nesses 23 municípios, são 58.525 crianças de 10 e 11 anos. As vacinas destinadas para aplicação da segunda dose serão enviadas posteriormente pelo MS, considerando o intervalo recomendado de três meses para completar o esquema vacinal.

Além disso, outros três municípios da Região Metropolitana de Saúde também serão contemplados, sendo eles: Aracruz, João Neiva e Ibiraçu. Anteriormente, o MS anunciou 20 cidades, entretanto, a incorporação desses novos municípios foi confirmada pelo órgão federal por meio do Ofício Nº 76/2024, que explica se tratar da atualização do Plano Diretor Regional capixaba, que desde 2020 inseriu essas cidades à região.

Segundo o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, as doses serão encaminhadas para a Central Estadual de Rede de Frio, da Secretaria da Saúde (Sesa), onde os municípios farão a retirada. “Nosso planejamento é distribuir todas as doses até sexta-feira (23)”, adiantou. A operacionalização da vacinação nos teritórios fica a cargo de cada município.

Os 23 municípios contemplados são: Vila Velha, Serra, Cariacica, Vitória, Guarapari, Afonso Claudio, Viana, Laranja da Terra, Fundão, Itaguaçu, Santa Leopoldina, Domingos Martins, Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá, Ibatiba, Brejetuba, Marechal Floriano, Conceição do Castelo, Itarana, Aracruz, João Neiva e Ibiraçu.

Confira mais Notícias

Cartórios lançam ferramenta que permite pesquisar imóveis no Espírito Santo

Obituário

Ícone da MPB, Benito di Paula morre em São Paulo aos 84 anos

Guia do folião: tudo o que você precisa saber para curtir o Vital 2026, maior Carnaval fora de época do Sudeste 

PF e CGU apuram fraudes em contratações públicas e desvio de recursos federais realizados por municípios da Bahia, do Piauí e do Espírito Santo

Espírito Santo e Embratur anunciam voo experimental inédito ligando Buenos Aires a Vitória durante a FIT 2026

Bombeiros encontram helicóptero com corpo do cantor Rick

Apostas online podem levar ao endividamento rápido, diz pesquisa

Oportunidades

Sesc Espírito Santo abre cadastro de reservas para profissionais da educação com salários de até R$ 6.483,76