Projeto de Lei de Marcelo Santos

Espírito Santo pode ganhar Rota do Moitão do Sul

As cidades de Atílio Vivácqua, Muqui e Mimoso do Sul abrigam uma importante Unidade de Conservação do Estado do Espírito Santo, o Monumento Natural Estadual Serra das Torres. Com uma área de 10.458,90 hectares e oficialmente prioritária para a conservação da biodiversidade há 23 anos (Decreto 2.530-R/2010), parte desse monumento pode ganhar uma nova rota turística e cultural, a Rota do Vale do Moitão do Sul, prevista no Projeto de Lei (PL) 571/2023 do deputado Marcelo Santos (Podemos), presidente da Assembleia.

Segundo a proposta que tramita em regime de urgência, a Rota do Moitão passaria primordialmente por Atílio Vivácqua e Muqui, interligando a rodovia ES-289 às comunidades de Moitão do Sul, Santa Maria, Candura, Fortaleza, Sumidouro, Córrego da Fama e Linda Aurora. Esses locais “possuem belas paisagens, poços naturais, passeios rurais, turismo/esporte de aventura, circuito de cicloturismo, trilhas, pousadas e restaurantes familiares”, explica a justificativa do projeto.

A mensagem também ressalta uma peculiaridade: como a desapropriação de terras não é obrigatória em monumentos naturais, a região do Moitão é composta integralmente por áreas particulares, perfil que reforça a necessidade de incentivar a participação e a conscientização dos proprietários na preservação do local.

O PL 571 será analisado pelas comissões de Justiça, Turismo e Finanças. Como na sessão do dia 10 de julho os deputados aprovaram a tramitação em regime de urgência, o projeto receberá parecer oral das comissões em plenário.

Confira a tramitação do PL 571/2023 

Confira mais Notícias

Doação

Festa de Cachoeiro: cantor Anderson Freire doará cachê para entidades sociais

Sul do ES

Tribunal de Contas recomenda a rejeição das contas de 2020 de Giló, em Mimoso do Sul

Cultura

VII Festival de Leituras Dramáticas Capixabas agita Cachoeiro

Agenda

Festa de Cachoeiro: Festival levará boa comida e artesanato ao Parque de Exposição

Solidariedade

39º edição da Feira da Bondade de Cachoeiro acontecerá em outubro

Governo

Mimoso do Sul recebe novos investimentos do Estado para reconstrução da cidade

Cidades capixabas

Marataízes vence o Desafio Cadastur e impulsiona turismo no Espírito Santo

Serviços

Novos canais para solicitações de iluminação pública em Cachoeiro