O estado do Espírito Santo possui atualmente apenas um grupo de Charola de São Sebastião (manifestação cultural que narra episódios da vida, dos martírios e da morte do santo): a Charola de Jacu e Alto Paulista, de Cachoeiro de Itapemirim.
O grupo, existente há mais de meio século, mantém suas atividades, que incluem orações periódicas, apresentações em eventos culturais e a realização da Festa de Entrega da Charola de São Sebastião. Esse tradicional festejo, que ocorre todos os anos, terá mais uma edição no próximo dia 18, das 10h às 18h, na comunidade de Jacu, região onde está localizada a Casa de Oração São Sebastião, conduzida pelo mestre Izaías Quirino da Silva.
Todos os anos, sempre no domingo mais próximo do Dia de São Sebastião (comemorado em 20 de janeiro), a festa reúne diversos representantes do patrimônio imaterial da região sul capixaba, como grupos de bate-flechas e de folias de reis, que também encerram suas jornadas devocionais. A programação inclui apresentações musicais e de dança, momentos de reflexão e um almoço comunitário. A participação do público é gratuita, e o local dispõe de rampa de acesso para cadeirantes.
A edição de 2026 da Festa de Entrega da Charola de São Sebastião é realizada pelo Instituto de Preservação do Patrimônio Cultural Ádapo e viabilizada com recursos do Funcultura, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio do edital 05/2024 – Valorização das Culturas Tradicionais do Espírito Santo, e conta com o apoio da Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense. O público pode conhecer a atuação do Instituto Ádapo e acompanhar os projetos realizados e apoiados por ele no site www.institutoadapo.org.br.
A Festa da Charola também integra as atividades do Pontão de Cultura da Associação de Salvaguarda, um projeto contemplado pelo Edital 006/2024 – Fomento a Projetos Continuados de Pontões de Cultura, da Secult, por meio da Lei Cultura Viva. As ações do Pontão podem ser acompanhadas pelo Instagram (www.instagram.com/patrimonioimaterial.ci) e pelo próprio site da entidade: www.patrimoniocachoeiro.org/pontao-de-cultura. Todos os links de perfis e canais de comunicação oficiais encontram-se em www.linktr.ee/patrimonioimaterial.ci.
Encontro de Bate Flechas
Ainda no próximo domingo, ocorrerá outro evento tradicional no mesmo local: o Encontro de Bate Flechas de São Sebastião de Jacu e Alto Paulista. Esse encontro, que ocorre em paralelo à Festa da Charola, reúne vários grupos de bate flechas de Cachoeiro e da região sul do Espírito Santo, os quais são recepcionados, durante todo o dia, pelo grupo local cujo nome é o mesmo do evento. Cada grupo faz suas orações, se apresenta no local e interage com outros visitantes.
O bate flechas de São Sebastião é uma expressão cultural de caráter religioso que consiste em uma dança, em que os praticantes batem flechas de madeira enquanto entoam cantos em louvor ao santo de devoção. O Encontro de Bate Flechas de São Sebastião de Jacu e Alto Paulista é mais um festejo tradicional que integra o calendário de ações do Pontão de Cultura da Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense.
Como chegar a Jacu
Seguir pela BR 482 (sentido Cachoeiro x Alegre) e virar à direita no trevo de Burarama. Após a sede do Incaper, na placa indicativa da comunidade, virar à esquerda. A Casa de Oração fica a poucos metros do acesso à comunidade. O link para acessar o local pelo Google Maps é https://goo.gl/maps/1yaY4YTCnTkkKTjT7.
