Usina de Asfalto

Com incentivo fiscal, Usina de Asfalto se instala em Presidente Kennedy

Já está em franca produção e apta para atender as obras do município de Presidente Kennedy e adjacências a Usina de Asfalto quente da empresa Rovabreu, Locação e Serviços.

Às margens da ES 162, na localidade de Santo Eduardo, com produção de 800 toneladas/dia, a Usina utiliza um dos sistemas mais limpos do mundo, com Filtro de Mangas, demonstrando respeito pela comunidade, além da responsabilidade com o meio ambiente.

De acordo com Leonardo da Silva, responsável técnico da empresa, todo o ar que circula é captado por esse filtro que retira todas as partículas de impurezas, não deixando poluir a atmosfera.

 “A usina possui um sistema de Filtro de Mangas, que faz a captação da poeira, impedindo que o particulado seja lançado no ar ou no meio ambiente. Esse sistema é considerado um dos mais eficientes contra emissão de particulados e foi totalmente reformado para início das atividades da usina”, explicou.

Investimento, empregos e Lei de Incentivos Fiscais

Com um investimento de R$ 2,5 milhões, e gerando seis empregos diretos e dezenas de indiretos, a instalação da empresa contou com os descontos do ISS oferecidos pelo município, dentro de um grande programa de incentivos fiscais.

Prefeito Dorlei Fontão

“Um dos nossos desafios quando assumimos a prefeitura foi atrair empresas para o município. Temos uma grande participação em royalties, mas gerar receita própria sempre foi uma necessidade municipal. Por isso em 2020 criamos essa Lei de Incentivos Fiscais exatamente para atrair empresas. Em contrapartida temos a contratação preferencial de mão de obra local, aumentando o emprego e movimentando a economia”, detalhou o prefeito Dorlei Fontão.

Entre os incentivos, estão: isenção e redução de tributos municipais; execução, no todo ou em parte, dos serviços de terraplanagem e infraestrutura do terreno, necessárias à implantação ou ampliação; e investimento em infraestrutura, incluindo obras civis destinadas à implantação, relocação, reforma e/ou ampliação de instalações para o exercício das atividades.

O discurso do prefeito se encaixa com a meta da empresa. Leonardo da Silva lembra que o propósito da Rovabreu é gerar emprego, oportunidade e desenvolvimento: 

“Nosso propósito é idealizar um mundo cada vez mais produtivo e sustentável, objetivando uma maior empregabilidade e geração de renda na região, e contribuindo efetivamente para o desenvolvimento econômico kennedense. Por isso estamos aqui”, ressaltou.

Mais competitividade Local

Fernando Busato

Quem também comentou sobre a instalação da Usina de Asfalto em Presidente Kennedy foi o secretário de Obras, Fernando Busato. Ele lembrou que além dos benefícios já citados, como mais emprego e renda na cidade, o empreendimento pode facilitar as atividades da administração:

“Quando se tem uma empresa desse porte no município, é 

muito grande a possibilidade de sermos atendidos com preços  mais baixos e mais rapidez em nossas obras de pavimentação asfáltica. Atualmente toda massa asfáltica utilizada em nossas contratações vem de outros municípios. Com essa implantação existe um ganho real de 

competitividade, o que pode gerar mais economia aos cofres 

públicos, além de mais eficiência operacional, sem contar que as vendas realizadas por essa indústria para obras locais e de municípios vizinhos vão gerar mais arrecadação de impostos para o nosso município.”

Além de Presidente Kennedy, a Rovabreu informou que já existe contrato para atender outros municípios como  Marataízes e Piúma, além  de cidades do Norte Fluminense.

O que é usina de asfalto?

Uma usina de asfalto é uma produtora massiva de asfalto que realiza processos de fabricação desse produto por meio da dosagem de cimento asfáltico de petróleo e agregados de minério, realizando a secagem e o aquecimento deles, além de possuir filtro de manga que é responsável por filtrar os gases liberados. Feito isso, a mistura ligante asfáltica está pronta para ser aplicada.

Confira mais Notícias

Para obras

Cachoeiro começa essa segunda (19) com trecho da Linha Vermelha interditado

Gastroenterologista

Médico Gedião Seraphim será sepultado nesta Quarta-Feira de Cinzas, em Cachoeiro

Em quatro bairros

Construção de novas unidades de saúde avançam em Cachoeiro

Investimentos

Governo inaugura novos Centros Estaduais de Educação Técnica em Vargem Alta e Castelo

Investimento

Governo do Estado entrega contenção contra deslizamentos em estrada de Mimoso do Sul

Prejuízo

Chuva adia retorno às aulas em algumas escolas de Cachoeiro; veja quais

Nome Novo

Publicitário Roberto Velasco assume Superintendência de Comunicação de Marataízes

Números oficiais

Cachoeiro teve saldos positivos na geração de empregos e abertura de empresas em 2023