Cultura

Centro Cultural Luz del Fuego será inaugurado em Cachoeiro de Itapemirim neste sábado (16)

Um novo espaço cultural será inaugurado em Cachoeiro de Itapemirim, neste sábado (16). Criado pela Cia NÓS de Teatro, o Centro Cultural Luz del Fuego vai oferecer – além da apresentação de espetáculos – aulas gratuitas de teatro e balé, que já estão com inscrições abertas.

A criação do centro cultural conta com patrocínio da ES Gás, viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LICC), da Secretaria da Cultura (Secult). Lá, a Cia NÓS de Teatro realizará diversas ações culturais, e uma amostra de como o espaço funcionará será apresentada ao público a partir das 19h, no sábado.

Na programação de inauguração, haverá lançamento de livros, instalação, performances, exposições, música, apresentação de balé e teatro, entre outras atividades. Na ocasião, também será possível inscrever-se para as aulas gratuitas que o centro cultural vai promover.

Coordenadora do Centro Cultural Luz del Fuego, Brenda Perim conta que a ideia de criar o espaço teve início em 2021, após inúmeros espaços culturais importantes terem sido devastados com as enchentes que aconteceram em Cachoeiro de Itapemirim no ano anterior. Ela cita, como exemplo, a Escola de Teatro Darlene Glória, o Teatro Rubem Braga e a Biblioteca Pública Municipal.

“No momento, o único espaço teatral que temos na cidade, com uma estrutura cênica adequada, é o popularmente chamado ‘Pracinha da Cultura’, que fica no bairro Aeroporto. Por ser um bairro mais distante do Centro, há certa dificuldade de locomoção para a ocupação constante desse espaço. Construir um novo espaço cultural é uma forma de suprir essa necessidade e possibilitar um novo eixo cultural na cidade”, afirma Brenda Perim.

Luz del Fuego, nome artístico de Dora Vivacqua – nascida em Cachoeiro de Itapemirim –, foi escolhida como símbolo para o batismo do centro cultural por tudo o que representa, não apenas como artista e feminista, mas sobretudo por sua postura desafiadora que colocou em xeque os valores da sociedade burguesa e moralista do país na década de 1950. 

“Sem apoio da família, ela percorreu sozinha um longo caminho. Mesmo vindo de uma classe social privilegiada, não há como negar sua resiliência para lutar pela liberdade. Liberdade que lhe foi roubada, quando a assassinaram brutalmente nos anos 60. A memória de Luz del Fuego nos lembra que não devemos nos acovardar diante das injustiças por medo de nosso fim. Sem mulheres como ela, não estaríamos aqui”, ressalta a coordenadora.

Brenda Perim e Marco Antônio Reis, da Cia NÓS de Teatro, estão à frente do novo espaço (Foto: Divulgação)Brenda Perim e Marco Antônio Reis, da Cia NÓS de Teatro, estão à frente do novo espaço (Foto: Divulgação)Brenda Perim e Marco Antônio Reis, da Cia NÓS de Teatro, estão à frente do novo espaço (Foto: Divulgação)

Formação

Oferecidas como contrapartida social, atendendo aos requisitos da LICC, as aulas gratuitas oferecidas no Centro Cultural Luz de Fuego contarão com cinco turmas, sendo duas de teatro e três de balé. Cada turma terá 20 vagas, totalizando 100 alunos, variando de acordo com a faixa etária.

As aulas de teatro serão ministradas por Marco Antonio Reis, e as de balé por Juliana de Sá Dias Lopes. Os cursos são abertos a toda a população, sobretudo à comunidade que reside no entorno do centro cultural. As inscrições são on-line, e os interessados podem acessar o formulário neste link.

A contrapartida social inclui ainda duas apresentações gratuitas de teatro. Contudo, a previsão é de que outros espetáculos gratuitos ocupem o espaço, com recursos provenientes de outros editais e leis de incentivo – a exemplo dos editais do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e do programa Fundo a Fundo da Cultura, ambos da Secult, e da Lei Rubem Braga de Incentivo à Cultura, da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim.

“A Cia NÓS de Teatro já trabalha com projetos culturais há um tempo. Em geral, todos gratuitos. Já tínhamos projetos aprovados para serem oferecidos gratuitamente à comunidade local, mas ainda sem um espaço para realizá-los. Com a inauguração do centro cultural, será possível agregar esses projetos à programação do espaço”, diz Brenda Perim.

Já estão previstos um curso de produção cultural e apresentações de contação de histórias, dos espetáculos teatrais “O mundo assombrado” e “#Palavrascruzadas”, além de um show de stand-up comedy do Rio de Janeiro (este com venda de ingressos).

“Nossa meta é trazer para o centro cultural os grupos da cidade, que hoje não têm um local para realizar apresentações. Diversos artistas locais vão se apresentar em nosso evento de inauguração, inclusive. Como o grupo Anônimos, com ensaio aberto do novo espetáculo ‘A metamorfose’, que também foi contemplado por edital da Secult”, ressalta.

De acordo com Brenda Perim, a meta é manter o Centro Cultural Luz del Fuego em movimento contínuo, com aulas, espetáculos de teatro e dança e diversas outras ações culturais. “Queremos expandir a grade de cursos e oferecer espetáculos todo final de semana. Agora, no início, ainda não conseguiremos, mas acreditamos que, à medida que os artistas forem conhecendo o espaço, eles poderão nos ajudar a fortalecer as atividades. 

Inauguração

O evento de inauguração contará com exposições de artes visuais, com os projetos “Corpo-Rio”, de Weber Cooper; “Álbum de família”, de Anderson Fraga; “Humano”, de Lys Ribeiro. Também serão lançados o catálogo “Dramaturgas capixabas”, de Brenda Perim, e a nova dramaturgia da Cia NÓS de Teatro, “O evangelho segundo a moqueca capixaba”, escrita por Brenda Perim e Marco Antônio Reis.  

Haverá ainda produção de escultura por Larissa Pereira, com apoio de Amanda Lima; lançamento de livros; apresentação da performance “Luz às mulheres”, com a atriz Amanda Malta; ensaio aberto do espetáculo “A metamorfose”, do grupo Anônimos; apresentação de balé com alunas da professora Juliana Lopes, e show musical com Bruno Nagô.

Serviço:

Inauguração do Centro Cultural Luz del Fuego

Quando: 16/09 (sábado)

Horário: A partir das 19h

Local: Rua Newton Prado, 29, Ibitiquara, Cachoeiro de Itapemirim

Mais informações no site do centro cultural

Confira mais Notícias

Pós Chuva

Iema doa veículos para o município de Mimoso do Sul

Oportunidades

Cursos gratuitos de culinária estão com inscrições abertas em Cachoeiro

Confira

Concurso Cachoeiro: Edital nas áreas de saúde e educação divulga resultado das provas

Em Cachoeiro

Macrodrenagem: trecho da Linha Vermelha com interdição a partir de segunda (20)

Atenção!!

Idaf registra ocorrência de Encefalite Equina do Oeste (EEO), no município de Castelo

Localidade de Coutinho

Fiscalização coíbe transporte de mercadorias sem documentação em Cachoeiro

Cultura

Gravado em Burarama, filme “Marraia” tem pré-estreia nesta quarta (15) em Cachoeiro

Em Cachoeiro

Recapeamento: avenida Lacerda de Aguiar em meia-pista a partir desta segunda-feira (13)