MEIO AMBIENTE

Campanha de coleta de vidro e óleo de cozinha começa na segunda (17), em Cachoeiro

Na próxima segunda-feira (17), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cachoeiro dará início a mais uma campanha de descarte correto de vidro e óleo de cozinha usado.

O ponto de coleta ficará localizado no Centro, em frente à agência do Banco do Brasil. Até o dia 21 de outubro, sexta-feira, o horário de recolhimento será das 7h às 19h. Já no sábado (22), último dia da ação, a população poderá realizar o descarte dos materiais de 8h às 13h.

Serão coletados itens como garrafas de sucos, refrigerantes, cervejas e outras bebidas; potes de alimentos; frascos de perfumes; vidros planos e lisos; para-brisas; vidros de janelas; pratos, tigelas e copos.

Os materiais coletados serão destinados a uma empresa especializada em beneficiamento de resíduos. Os vidros serão triturados para formulação de novas embalagens e o óleo de cozinha será reciclado e transformado em sabão e detergente.

“Essas campanhas têm duas vertentes muito importantes. Uma é a preservação ambiental, ao impedir que esses materiais sejam descartados de forma incorreta na natureza, causando danos muitas vezes irreversíveis. A outra é a conscientização quanto à importância da reciclagem, mostrando, à população, que esses produtos usados podem ser reaproveitados de diversas formas, agregando valor a essa cadeia produtiva e gerando renda para as famílias envolvidas no processo”, destaca Luana Fonseca, secretária municipal de Meio Ambiente de Cachoeiro.

Cuidados na entrega dos materiais em vidro

A Semma orienta que, no caso de vidros quebrados, é muito importante que, para segurança pessoal e dos profissionais envolvidos, a população se atente à maneira correta de realizar a entrega nos pontos de coleta.

Para isso, a melhor maneira de descartar esses resíduos é agrupá-los em jornal, caixas de leite ou caixas de papelão, evitando que o material fique diretamente em contato com sacolas plásticas na hora do descarte. Isso diminui o risco de cortes proporcionados pelo contato com os cacos e faz com que as sacolas não se rasguem, dispersando pedaços cortantes.

Orientação para a entrega do óleo de cozinha

Com relação à entrega do óleo de cozinha, a Semma orienta que é importante que o material seja armazenado numa garrafa PET.

Confira mais Notícias

Lancha com turistas capixabas explode em Cabo Frio

Prefeitura de Irupi se torna 1ª cidade do Espírito Santo a extinguir papeis em processos públicos

Doação

Festa de Cachoeiro: cantor Anderson Freire doará cachê para entidades sociais

Sul do ES

Tribunal de Contas recomenda a rejeição das contas de 2020 de Giló, em Mimoso do Sul

Cultura

VII Festival de Leituras Dramáticas Capixabas agita Cachoeiro

Agenda

Festa de Cachoeiro: Festival levará boa comida e artesanato ao Parque de Exposição

Solidariedade

39º edição da Feira da Bondade de Cachoeiro acontecerá em outubro

Governo

Mimoso do Sul recebe novos investimentos do Estado para reconstrução da cidade