MEIO AMBIENTE

Campanha de coleta de vidro e óleo de cozinha começa na segunda (17), em Cachoeiro

Na próxima segunda-feira (17), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cachoeiro dará início a mais uma campanha de descarte correto de vidro e óleo de cozinha usado.

O ponto de coleta ficará localizado no Centro, em frente à agência do Banco do Brasil. Até o dia 21 de outubro, sexta-feira, o horário de recolhimento será das 7h às 19h. Já no sábado (22), último dia da ação, a população poderá realizar o descarte dos materiais de 8h às 13h.

Serão coletados itens como garrafas de sucos, refrigerantes, cervejas e outras bebidas; potes de alimentos; frascos de perfumes; vidros planos e lisos; para-brisas; vidros de janelas; pratos, tigelas e copos.

Os materiais coletados serão destinados a uma empresa especializada em beneficiamento de resíduos. Os vidros serão triturados para formulação de novas embalagens e o óleo de cozinha será reciclado e transformado em sabão e detergente.

“Essas campanhas têm duas vertentes muito importantes. Uma é a preservação ambiental, ao impedir que esses materiais sejam descartados de forma incorreta na natureza, causando danos muitas vezes irreversíveis. A outra é a conscientização quanto à importância da reciclagem, mostrando, à população, que esses produtos usados podem ser reaproveitados de diversas formas, agregando valor a essa cadeia produtiva e gerando renda para as famílias envolvidas no processo”, destaca Luana Fonseca, secretária municipal de Meio Ambiente de Cachoeiro.

Cuidados na entrega dos materiais em vidro

A Semma orienta que, no caso de vidros quebrados, é muito importante que, para segurança pessoal e dos profissionais envolvidos, a população se atente à maneira correta de realizar a entrega nos pontos de coleta.

Para isso, a melhor maneira de descartar esses resíduos é agrupá-los em jornal, caixas de leite ou caixas de papelão, evitando que o material fique diretamente em contato com sacolas plásticas na hora do descarte. Isso diminui o risco de cortes proporcionados pelo contato com os cacos e faz com que as sacolas não se rasguem, dispersando pedaços cortantes.

Orientação para a entrega do óleo de cozinha

Com relação à entrega do óleo de cozinha, a Semma orienta que é importante que o material seja armazenado numa garrafa PET.

Confira mais Notícias

Serviços

Em Cachoeiro, operação da PPP da Iluminação Pública terá início autorizado na próxima semana

Oportunidades

Em Cachoeiro, Agersa prepara Concurso Público para provimento de cargos efetivos

Obras

Prefeitura de Cachoeiro busca investimento para implementar programa de desenvolvimento local

De 4 a 7

Edição 2024 da Exposul Rural será realizada em abril, em Cachoeiro de Itapemirim

Sistema de esgoto adequado é acessado por 3 em cada 4 brasileiros

Desconto

Refis: prazo para negociação de dívidas em Cachoeiro termina na próxima segunda (26)

Para obras

Cachoeiro começa essa segunda (19) com trecho da Linha Vermelha interditado

Gastroenterologista

Médico Gedião Seraphim será sepultado nesta Quarta-Feira de Cinzas, em Cachoeiro