Quando se fala em Porto Central e toda sua grandiosidade para Presidente Kennedy, quem chega ao município pela BR 101 não consegue, jamais, imaginar obra de tal magnitude. A estrada, maltratada em todos os sentidos, é uma das mais perigosas que há no Espírito Santo e não casa com a imagem de desenvolvimento que se vende para a cidade.
Alguém perguntaria: como farão um grande porto se não conseguem nem ter uma boa estrada de acesso?
Pois bem, essa realidade tem tudo para ser mudada se a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal sair do papel. O projeto, grandioso e arrojado já está pronto, envolve dinheiro dos dois entes e, por isso, precisa de uma aprovação dos vereadores. Mas entre o governador Renato Casagrande e o prefeito Dorlei Fontão já está tudo definido. A apresentação foi semana passada no Palácio (foto).
São cerca de R$ 600 milhões, divididos meio a meio, e essa parceria técnica e financeira vai permitir uma estrada de 45 kms. Será a nova ES 162, ligando a entrada de Presidente Kennedy até o seu litoral.
Serão três contornos ao longo desse trajeto. Um será perto de São Paulo (São Paulinho), outro na Sede e um em Santana Feliz… totalizando mais de 13 kms de contornos.
A obra também terá um viaduto, exatamente na entrada, na BR 101, local perigosíssimo onde vira e mexe acontece algum acidente. Outro aspecto fundamental desse novo trajeto será o alargamento da ponte sobre o rio Muqui (na região de Água Preta).
Como há vontade política entre governador e prefeito, e como a organização financeira do Governo e a abundância de recursos kennedenses permitem a execução desse projeto, é de se imaginar que a Câmara não criará dificuldades e, noves fora a burocracia para se fazer uma obra no Brasil, a nova estrada de Presidente Kennedy sairá do papel. E esta sim, bem mais rápida que o Porto Central que anda a passos de cágado.
Tendo tudo para ser iniciada ainda neste mandato de Dorlei Fontão, o prefeito entra na história do município como o gestor que dará a Presidente Kennedy uma verdadeira digital de futuro: uma estrada moderna, segura e bonita para quem mora, visita ou apenas faz negócios por lá.
A nova ES 162 será um cartão-postal que somado aos demais indicadores de desenvolvimento local darão mais orgulho aos kennedenses. Um povo que merece!