Blog do Ilauro

Thiago Neves, o garoto prodígio do PSB

29 de outubro de 2024

De 414 votos nas eleições de 2020, o garoto prodígio do PSB Thiago Neves triplicou sua votação nestas eleições, indo a 1276 votos e sendo um dos 19 vereadores eleitos em Cachoeiro. Mas não foi por acaso sua surpreendente ascensão eleitoral na segunda disputa, aos 30 anos.

Thiago é tratado como joia rara do partido e por isso foi recebido semana passada no Palácio Anchieta pelo governador Renato Casagrande, liderança maior do seu partido no Espírito Santo. Falaram de política e de futuro. Aliás, ele é o mais novo entre os eleitos cachoeirenses.

Ativista social, Neves é reconhecido internamente como acima da média quando o assunto é falar de política com os jovens de Cachoeiro, notadamente com os da periferia da cidade. Até antes da disputa eleitoral, ele atuava no CRJ (Centro de Referência das Juventudes) no bairro Rubem Braga, programa criado pelo Governo do Estado.

Agora como vereador eleito, deve se tornar a voz ativa do PSB na Câmara ao lado dos outros dois vereadores do partido, mas com o diferencial de ser um membro raiz, característica que não se aplica aos colegas, já que eles passaram por outras siglas.

Thiago Neves nasceu e se criou no PSB, o que não lhe faz melhor nem pior que os demais, mas trata-se de um diferencial que será levado em conta pelas fileiras da sigla nos seus posicionamentos dentro da Câmara de Vereadores. É para isso e por isso que teve ajuda substancial de gente forte e de representatividade do campo progressista.

Alias, Thiago Neves é social democrata. Sua formação política e o ambiente em que se fortaleceu enquanto liderança jovem lhe mostraram que seus posicionamentos devem estar alinhados com pautas progressistas e sociais focadas principalmente na juventude dos bairros mais carentes de Cachoeiro.

Cristão, genro de pastor, criado dentro da igreja, Thiago Neves deverá se policiar para dizer não ao radicalismo, exercendo a tolerância para ouvir os contrários e evitar caminhos enviesados que não constroem políticas públicas melhores aos que precisam.

Vai precisar de orientação, mas sem se contaminar com possíveis desejos de outrem que poderão querer usá-lo para o lado ruim da política. Terá de saber discernir o joio do trigo como ensinou o rei dos reis.

De Thiago Neves é esperado um comportamento político de independência em relação ao futuro prefeito, sem que com isso busque atrapalhar as boas práticas que possam sair do Palácio Bernardino Monteiro em direção ao povo. Porém, sem a submissão característica daquela Casa de Leis. Assim desejam seus eleitores. Vejamos.

Por Ilauro de Oliveira

Outros Artigos

alexandremaitan

Alexandre Maitan é reeleito presidente da Câmara de Cachoeiro

petermapa

Peter Costa e a multiplicação dos votos; confira o mapa eleitoral do deputado estadual eleito

brunocrianca

Dr. Bruno Resende ganha força na reta final e aparece entre os favoritos para deputado federal no ES

manu

Do interior para o Espírito Santo: a trajetória de Emanuela Pedroso, a Manu

Bruno Resende e Ferraço

“Ter um deputado aqui de Cachoeiro é prioridade”, diz Ferraço ao apoiar Bruno Resende

marcao2

Marcão Vivacqua apresenta dez frentes de atuação e coloca desenvolvimento regional no centro da campanha

FABIO POZZEBOM/ABR

Cachoeiro e o sonho de ter dois deputados federais

sandi2

Do Zumbi para a Câmara: Rodrigo Sandi retorna ao Legislativo de Cachoeiro