Movimentos políticos

De olho na vaga, deputados repercutem eleição para o Tribunal de Contas do Espírito Santo

Em sessão extraordinária híbrida nesta quarta-feira (28), deputados se manifestaram sobre a eleição para a vaga de conselheiro aberta no Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES). Hudson Leal (Republicanos) pediu reflexão por parte dos colegas, uma vez que o cargo será preenchido por meio de indicação feita pelo Legislativo. “Temos bons nomes aqui”, afirmou.

Hudson disse que a Assembleia Legislativa (Ales) tinha três representantes (dos quatro que devem ser escolhidos pela Casa) e, com a aposentadoria do conselheiro Sergio Borges (ex-parlamentar), esse número cairá para dois (os ex-deputados Rodrigo Chamoun e Rodrigo Coelho). 

Na análise dele, o número de conselheiros escolhidos pelas assembleias legislativas nos estados mais desenvolvidos é maior quando comparado aos menos desenvolvidos, que acabam privilegiando familiares e pessoas próximas. Em Santa Catarina, frisou que são cinco parlamentares no TC.

“Se o constituinte fez isso, porque tem que entender, ele quis colocar ali quem foi testado na urna”, justificou ao lembrar que o dispositivo legal preserva o respeito entre os poderes nesse caso. Hudson pontuou que o presidente Marcelo Santos (Podemos) foi preterido duas vezes para a vaga, assim como o colega de plenário Dary Pagung (PSB), uma vez. 

“A gente tem que refletir. Vai ter uma eleição importante. Não é de confronto a nenhum poder, é de nós ocuparmos o espaço que é dessa Casa de Lei”, defendeu. Ao longo do discurso, Hudson reforçou que o voto secreto para a eleição foi instituído para evitar interferências.

Outros deputados se manifestaram sobre o tema. O colega de partido, Sergio Meneguelli, considerou estranha a demora para a eleição e fez um apelo para que o pleito seja realizado assim que possível. Janete de Sá (PSB) considerou ser importante escolher uma pessoa capacitada para o cargo a fim de manter o TCE no “caminho certo”.

inciso XIX do artigo 56 da Constituição do Estado descreve que é competência exclusiva da Ales escolher quatro dos membros da Corte de Contas.

Confira mais Notícias

Eleições 2024

Justiça Eleitoral confirma candidatura de Diego Libardi em Cachoeiro

Eleições 2024

Carlos Casteglione assina Termo de Compromisso com Servidores Municipais de Cachoeiro

Justiça

Musk ameaça e critica Moraes no X após ter sido intimado por ministro

Eleições 2024

Lorena Vasques desafia Ferraço para comparecer a debate

Eleições 2024

Diego Libardi terá mais tempo de propaganda eleitoral em Cachoeiro

Parlamento

Projetos que limitam ação do STF avançam na Câmara dos Deputados

Inteligência Artificial e Voto

TSE regra uso de IA em campanhas eleitorais

Eleições 2024

Pardal recebe denúncias de propaganda eleitoral irregular