Política

Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa recebe demandas do sul capixaba

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Ales) realizou na quarta-feira (5) uma audiência pública no plenário da Câmara Municipal de Guaçuí para debater o atendimento da saúde nas regiões Sul e Caparaó.

O presidente do colegiado, deputado Dr. Bruno Resende (União), fez um balanço positivo do encontro, que possibilitou a identificação de pontos para melhoria no atendimento da saúde pública na região. “Identificamos alguns gargalos no atendimento: basicamente eles estão na regulação de consultas e exames dos pacientes e também houve críticas à logística do atendimento do Samu 192”, disse o deputado.

Ele observa que esses pontos também são verificados em outras regiões. “A queixa é que não há uma correspondência direta entre quem faz a regulação e quem faz o atendimento, o que a gente já havia identificado na sessão da Comissão de Saúde de terça-feira, na Assembleia Legislativa”.

Com base nas informações, o presidente da Comissão de Saúde disse que vai buscar soluções junto ao governo do Estado. “O papel da Comissão de Saúde é parametrizar esses gargalos e traçar, junto ao Executivo estadual, um debate para que a gente possa, unidos, com os municípios, hospitais e Assembleia Legislativa, pensar em políticas públicas que possam ser aplicadas na prática, garantindo uma saúde que seja realmente de todos os capixabas. O deputado destacou ainda a necessidade de descentralizar e regionalizar o atendimento na saúde.

Para a secretária municipal Juliana Nolasco, um dos desafios da gestão da saúde pública é a alta rotatividade nos cargos da área. “Nos últimos 12 anos, tivemos 12 ministros da saúde. Nos 27 Estados, tivemos quase 60 secretários estaduais nos últimos 4 anos, e isso se repete nos municípios. Quando troca um ministro ou um secretário, muda todo o primeiro escalão”, disse a secretária.

Participação

Participaram do encontro dezenas de autoridades e representantes de instituições locais, entre eles o prefeito de Guaçuí, Marcos Jauhar; o presidente da Câmara do município, Valmir Santiago, e os vereadores Wanderley de Moraes e Zé Ruim; os secretários de Saúde de Alegre, Emerson Gonçalves, e de Guaçuí, Juliana Nolasco; o diretor-geral da Santa Casa de Guaçuí, Denis Vaz; e o chefe de Regulação da Superintendência Regional de Saúde, Alan Ramos.

Confira mais Notícias

Em Iúna, Ricardo Ferraço faz compromisso com a continuidade e alerta sobre falta de experiência

Três anos após ataque em escolas, autor deixa internação e vice-governador do Estado reage: ‘Brasil precisa acordar’

Aprovada mudança em regras para licenciamento ambiental no ES; confira o Projeto de Lei 835/2025

Justiça

Justiça atesta que Bolsonaro vai terminar de cumprir pena em 2052

Supostos Desvios

Operação da PF mira obras financiadas com emendas parlamentares

Decisão de Hoje

TSE dá 24hs para Dorlei Fontão assumir a prefeitura de Presidente Kennedy

Deputados aprovam incentivo fiscal para estimular infraestrutura rural no Espírito Santo

STF define tese sobre inelegibilidade em caso de substituição de chefe do Executivo por decisão judicial

plugins premium WordPress