Transparência

CGU decide retirar sigilo de cartão de vacina de Jair Bolsonaro

A Controladoria-Geral da União (CGU) decidiu, nesta segunda-feira (13), autorizar a divulgação da carteira de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O órgão acatou um recurso que contestava a negativa de divulgação de data, local, laboratório de fabricação e nome de vacinas que tenham sido aplicadas e constam no cartão do ex-presidente.

“A decisão baseou-se no fato de que a informação referente ao status vacinal do ex-Presidente da República foi tornada pública por ele mesmo, de modo que não se aplica ao objeto do pedido a proteção conferida pelo artigo 31, §1º, inciso I da Lei nº 12.527/2011 (LAI). Diante disso, conclui-se que o acesso às informações pessoais solicitadas é compatível com a finalidade pela qual o dado pessoal foi tornado público pelo próprio titular”, argumenta a CGU.

Com a decisão da CGU, o Ministério da Saúde deverá informar se o ex-presidente Bolsonaro foi ou não vacinado contra a covid-19. Caso haja registros, o ministério é obrigado a fornecer data, local, laboratório de fabricação e o nome do imunizante aplicado. Bolsonaro declarou em diversas ocasiões não ter se vacinado.

As informações somente poderão ser fornecidas pelo ministério após o fim da Investigação Preliminar Sumária (IPS). A CGU investiga se houve inserção de dados falsos em sistemas do Ministério da Saúde.

Na gestão passada, o ex-presidente Jair Bolsonaro impôs sigilo à divulgação de seu cartão de vacinação. O argumento era tratar-se de informação pessoal e privada. Em um dos seus primeiros atos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a revisão, pela CGU, dos sigilos aplicados por Bolsonaro, como na carteira de vacinação, gastos do cartão corporativo e o processo administrativo sobre a participação do general Eduardo Pazuello em um evento político no Rio Janeiro.

Confira mais Notícias

Eleições 2024

Justiça Eleitoral confirma candidatura de Diego Libardi em Cachoeiro

Eleições 2024

Carlos Casteglione assina Termo de Compromisso com Servidores Municipais de Cachoeiro

Justiça

Musk ameaça e critica Moraes no X após ter sido intimado por ministro

Eleições 2024

Lorena Vasques desafia Ferraço para comparecer a debate

Eleições 2024

Diego Libardi terá mais tempo de propaganda eleitoral em Cachoeiro

Parlamento

Projetos que limitam ação do STF avançam na Câmara dos Deputados

Inteligência Artificial e Voto

TSE regra uso de IA em campanhas eleitorais

Eleições 2024

Pardal recebe denúncias de propaganda eleitoral irregular